16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Programa Educando Cidadãos será lançado nesta terça-feira (07)

Na foto, a surfista Bela Nalu, o promotor Affonso Ghizzo Neto e a apresentadora da TVBV, Grazi Ubialli, durante as gravações do Programa Educando Cidadãos. Imagem: Divulgação.

A iniciativa tem o objetivo de prevenção e combate à corrupção

Entidades públicas e privadas lançam nesta terça-feira (07), no auditório do Centro Empresarial Acats/Facisc, o Programa “Educando Cidadãos – O que todos nós temos a ver com a corrupção?”.
A iniciativa busca criar uma nova cultura com a formação de cidadãos ativos e conscientes para atuação preventiva e estratégica no combate à corrupção.

Dentro do Programa, órgãos públicos e empresas vão promover ações internas, e ou externas, com o objetivo de difundir e solidificar uma cultura ética e voltada às novas gerações. Segundo o um dos coordenadores do programa, o promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, entre os focos da iniciativa está a identificação dos problemas locais e dos comportamentos nocivos já banalizados na comunidade. “O testemunho, a reflexão e a percepção de que a corrupção é um problema sistemático e complexo merece realmente o envolvimento de toda a sociedade”, comentou o promotor. Nas ações serão discutidas as causas, efeitos, ações e soluções para a resolução dos problemas.

O Programa leva em conta o papel decisivo da educação como instrumento de transformação social. Uma das ações já definidas é a discussão dos temas ética e corrupção nas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis, em ação conjunta da Secretaria de Educação e da Controladoria-Geral do Município.

A identidade visual do programa tem a assinatura do artista plástico Luciano Martins. A campanha institucional foi viabilizada numa força-tarefa voluntária, com concepção da D/Araújo, produção da Curió Filmes e apoio da Acaert e TV AL. Jornalistas e apresentadores das emissoras de TV de Santa Catarina participaram das gravações.