19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Recorde: termômetros registram quase -7°C na Serra catarinense 

Próximos dias ainda serão de frio no estado, mas com tendência de aumento gradativo nas temperaturas

Uma massa de ar frio no Sul do Brasil levou os termômetros a registrarem recorde de temperatura negativa em Santa Catarina, no amanhecer desta segunda-feira (19). Conforme medição climatológica da Epagri/Ciram, a mínima chegou a –6,7°C em Urupema, sendo a mais baixa do ano até o momento.

A rodovia SC-112, em altura do Km 258,2, que corta o município de Urupema, amanheceu com aproximadamente 300 metros de pavimento congelado, segundo registros da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

A região do Meio-Oeste também registrou temperatura negativa, em torno de -1°C, com geada em diversos municípios, como Caçador e Lebon Régis.

 

O frio também foi intenso no Litoral e, em Florianópolis, a mínima foi de 4,5°C, registrada na estação meteorológica de Carijós (Norte da Ilha). Em Rancho Queimado, Florianópolis serrana, mínima de 0,5°C.

Segundo a Epagri/Ciram, os próximos dias ainda serão de frio em SC, mas com temperaturas um pouco mais amenas, devido ao deslocamento da massa de ar frio para oceano. Na terça-feira (20), o estado amanhece com temperatura entre 0°C e -3°C nas áreas altas do Planalto Sul, com probabilidade de geada isolada. A tendência é de calor gradativo nos dias consecutivos.

Fotos: Neimar do Valle Rocha – Marleno Muniz Farias – PMRv / Reprodução