21 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Fátima Guimarães

Revivendo as maravilhosas histórias de Monteiro Lobato

Quem não curte as historinhas de Monteiro Lobato com Tia Nastácia, Emilia e Narizinho? A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller promovem nos dias 16, 17 e 18 de abril a Semana Monteiro Lobato. O evento gratuito para crianças na faixa etária entre 3 e 6 anos conta com a parceria da Diretoria da Área da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A programação é aberta ao público, com os personagens do Sítio lendo a obras do escritor em quatro horários diários – às 8h30, 9h45, 14h e 15h15. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3381-7511 ou pelo e-mail emprestimo.smc@blumenau.sc.gov.br. A Semana Monteiro Lobato ocorre há mais de 15 anos e é esperada com alegria pela rede municipal e particular de ensino. O público alvo são crianças de 3 a 6 anos. A programação contará com convidados especiais como Emília, Tia Nastácia e Narizinho, entre outros que estarão trazendo a ludicidade dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.


Manifestação artistica

No domingo (14), o Teatro do SESC Prainha, será palco de um evento grandioso que promete emocionar e encantar o público: o D.I.A II – Festival Multicultural Netuno Circus. Concebido para celebrar o Dia Internacional da Arte, o evento também presta homenagem a artistas que desempenharam papéis fundamentais na base da cultura brasileira no início do século XX, assim como a artistas amigos e ídolos que já partiram.

O circo, uma manifestação artística popular e cativante, será o grande protagonista da noite, reunindo 11 diferentes expressões artísticas em um único palco. Desde artes circenses como palhaçaria, perna de pau, tecido acrobático e malabares, até manifestações como arte livre, arte medieval, artes plásticas, danças étnicas, música, poesia e teatro, o evento promete oferecer uma experiência única e inesquecível.

Destacando-se entre as atrações, estarão as famílias circenses Tereza, Canales, Stuart, Cardona e Grijó, cuja história se entrelaça com a própria trajetória da arte no Brasil. Membros como Juan Cardona, Lili Stuart, Clotilde Teresa, Pilar Cardona, Grijó Sobrinho e Oscarito deixaram um legado marcante, influenciando diversas formas de expressão artística, desde o circo até o cinema e a televisão.

Não perca essa oportunidade única de celebrar a arte e homenagear os grandes talentos que marcaram a história cultural do Brasil. Junte-se a nós no D.I.A. II – Festival Multicultural Netuno Circus e vivencie uma experiência de pura magia e emoção. Entrada gratuita para este grande espetáculo.


Velharia

Reúna a família e amigos e venha para a Velharia Rock festival. Um evento totalmente gratuito para você divertir. Um Encontro de 6 bandas de rock : Antisocial Sound Club, UTI Reverse, Romulo Carvalho e banda, Rusty Razors, Perdidos no Tempo e Nina & os Ambos e mais DJ Tuba. O ingresso, fica uma opção, doaçao de alimento. Além de muita diversão você irá curtir exposição de carros antigos, feira de artesanatos e muito mais. Anote aí, Velharia Park Retro – Rua São Paulo, 2192 itoupava seca em Blumenau. Informações (47) 99175-5080.


Shows de rap

Que tal, Dazruaz Hip Hop Festival. Este espetáculo é baseado no formato original da Cultura hip hop, o evento desenvolve um espaço onde todos os elementos da cultura estarão presentes: o grafite, DJs e Mcs e o Breaking! O Hip Hop carrega a multidimensionalidade da dança, identidade racial, arte, luta social, lazer, educação, preparação física e filosofia de vida.

O objetivo do evento é incentivar a participação popular e trazer o acesso à cultura de rua para toda comunidade, além de valorizar quem já faz parte dela e visibilizar cada vez mais esse movimento e todos os artistas locais, fomentando a cultura local de forma geral!

Programação:

Segue uma programação bem bacana para você desestressar e curtir com família e amigos.

Shows de rap com atrações locais: Quarto Comodo (@4comodo), Elite (@Eliteverso), Stella MC (@originalstellar), Sirena (@sirenaaa) e Napolitana (@napolitanasp).

Espetáculo de Breaking QDR Crew: Qualidade das Ruas (@breakqdr).

DJs: André Heat (@djandreheat) e Dj Leokdio (@djleokdio).

Oficina teórica e prática de Grafite com acessibilidade, audiodescrição e Libras com Wagner Wagz (@wagnerwagz) Batalha de MC’s Living paintings com grafiteiros da região. E o melhor? Todos os eventos são gratuitos.


Paisagens do interior

Segue até o 2 de maio – de segunda a sexta, das 13h às 19h, no Espaço Paulo Gaiad – a 1ª exposição individual da Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. O artista catarinense Gustavo Scheidt apresenta a exposição Paisagens Internas, a primeira individual da carreira. A entrada é gratuita.

Com curadoria de Raony Robson Ruiz e Miguel Vassali, a exposição tem um recorte específico para as paisagens do interior de Santa Catarina. Na mostra, o artista observa essas paisagens como algo interno, subjetivo e busca partilhar o sensível e criar outras representações do imaginário de Petrolândia, sua cidade natal.

Totalmente inédita, a mostra apresenta 24 trabalhos que estão sendo produzidos desde 2021, ano em que o artista iniciou o curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Paisagens Internas é composta por pinturas e gravuras que apresentam técnicas que se diferenciam entre si. Nas gravuras é possível ver trabalhos com xerox, transferências, monotipia, linear e de subtração, já na pintura os suportes são papéis, telas, eucatex, sacos de ráfia e fronha de dormir.

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães