20 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Turismo

Saiba como emitir autorização online para viagens de menores de idade

Emissão do documento cresce 146% nas férias escolares em Santa Catarina

O período de férias escolares de 2023 registrou um aumento de 146% na emissão de Autorizações Eletrônicas de Viagens de menores (AEV) em comparação a 2022 em Santa Catarina. O documento é necessário para menores de idade desacompanhados ou acompanhados por apenas um responsável em viagens aéreas nacionais ou internacionais. Enquanto os meses de julho e dezembro deste ano somaram 133 autorizações emitidas, o mesmo período do ano passado contou com 54 documentos.

O modelo online de AEV, lançado em julho do ano passado, oferece uma alternativa eletrônica ao ato físico, realizado presencialmente por meio do Reconhecimento de Assinatura por Autenticidade. A AEV permite que o processo seja realizado por videoconferência entre os responsáveis do menor e um tabelião, sendo arquivada pelo app e-Notariado. Validado por QR Code em documento PDF, o ato digital reduz a chance de perdas ou extravios recorrentes ao formulário impresso, além de ser revogável a qualquer instante pelos responsáveis do menor em qualquer lugar do mundo.

Regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e desenvolvido pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), o documento tem em média 21 solicitações mensais, enquanto nos meses de férias esta média sobe para 38 AEVs emitidas, um aumento de 75%. Já as férias de 2023 registraram um aumento de 210%, com recorde em julho deste ano, com 80 documentos emitidos.

“A AEV eletrônica é um bom exemplo do que devemos fazer para ajudar na ‘transformação digital’ do notariado”, afirmou o presidente do CNB/SC, Guilherme Gaya. “Em 2022, Santa Catarina ficou em 4º lugar no ranking de Transformação Digital e Integridade dos Estados. Estamos vivenciando essa mesma evolução nos atos eletrônicos e também nos cartórios de Santa Catarina”, finaliza.

 

Como solicitar uma AEV

O processo de emissão da Autorização Eletrônica de Viagem é realizado por meio da plataforma e-Notariado, ambiente digital nacional para realização de atos notariais, onde os responsáveis deverão abrir uma solicitação pela área “cidadão” do site, preenchendo as informações necessárias.

Com a solicitação completa, o cidadão poderá escolher se prefere emitir o documento digital de forma presencial, em balcão de atendimento do cartório mais próximo, ou de forma totalmente remota, por meio de videoconferência. Neste último, os pais devem possuir um certificado digital padrão ICP-Brasil ou Certificado Notarizado, emitido gratuitamente também pelos Cartórios de Notas.

Uma vez realizada, a AEV terá validade pré-determinada pelos requerentes e poderá ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar do mundo pelo site ou app do e-Notariado, garantindo a segurança na identificação de pais, responsáveis e menores em viagens nacionais e internacionais.

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Turismo

Turismo

Turismo

Turismo

Economia, Turismo

Turismo