25 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Política

Santa Catarina pode ter “Dia do Gamer”; saiba a data

Projeto de Lei foi aprovado em Comissão da Alesc

O estado de Santa Catarina pode ter uma data especial para homenagear os apreciadores de jogos eletrônicos, popularmente conhecidos como “gamers”. O projeto de lei que institui 29 de agosto como o Dia Estadual do Gamer foi aprovado na Comissão de Esportes e Lazer da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (6). O PL ainda precisa passar por votação no plenário da Alesc.

O PL 0368/2023 é de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), e teve parecer favorável do relator do projeto na comissão, Pepê Collaço (PP). “É uma forma de reconhecer todos aqueles que encontram nos jogos eletrônicos uma atividade, seja ela profissional ou como alternativa de trabalho”, afirmou Collaço.

O voto favorável foi acompanhado em unanimidade pelos membros da comissão. O presidente da Comissão de Esportes e Lazer, deputado Fernando Krelling (MDB), propôs ainda trazer para o colegiado profissionais do setor para apresentar a indústria dos games.

 

“É importante que estejamos atentos a este mercado, pensamos sempre e lembramos dos esportes tradicionais, mas o futuro já chegou e temos que estar atentos para contribuir”, disse Krelling.

Durante a discussão, o deputado Fabiano da Luz (PT), lembrou que Santa Catarina é o segundo estado que mais investe na indústria dos games. “Temos jovens esportistas pelo estado, que assim como o mercado, merecem nossa atenção”.

Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

 

Requerimento aprovado

A Comissão também aprovou requerimento proposto pelo deputado Fernando Krelling, que convida o coordenador da Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro, a secretária adjunta da Educação de SC, o presidente do Conselho Regional de Educação Física de SC, para participarem de futura reunião do colegiado, com data a ser marcada.

 

Foto: Sean Do/Unsplash