23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Semana começa com chuva em Santa Catarina

A formação de um ciclone na costa do Sul do Brasil influencia nas condições meteorológicas

A semana começa com chuva em Santa Catarina. Nesta segunda-feira (27), a chuva será persistente e até mesmo intensa em alguns momentos. Do centro ao leste do estado existe a possibilidade de temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo de forma ocasional. Este quadro se deve a formação de um ciclone na costa do Sul do Brasil. Segundo a Defesa Civil Estadual existe risco de moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e à chuva volumosa no Meio-Oeste, Planaltos, áreas litorâneas e principalmente no Vale do Itajaí.

Os ventos do quadrante leste/nordeste podem apresentar rajadas de até 50 km/h do Oeste aos Planaltos ao longo do dia e de até 70 km/h nas áreas costeiras entre a tarde e à noite. Devido a instabilidade, as temperaturas variam pouco ao longo dia. As máximas marcam entre 15 e 18°C no litoral e no Baixo e Médio Vale do Itajaí e de 8 e 15°C nas demais áreas. Ainda nesta segunda (27) a agitação marítima aumenta de forma gradativa ao longo do dia com ondas entre 2 e 3 metros e picos de até 3,5 metros em alto mar.

Fonte: Defesa Civil de SC

Na terça-feira (28) teremos o avanço de ar mais seco e frio pelo interior do continente em função da formação do ciclone extratropical no litoral gaúcho. Com isso, a instabilidade diminui no território catarinense. O dia será mais nublado do Extremo Oeste ao Planalto Sul e com sol e poucas nuvens no litoral e em áreas próximas.

Com a influência do ciclone, o vento varia de oeste a sudoeste, com rajadas entre 45 e 65 km/h entre o Meio-Oeste e litoral, incluindo as áreas serranas. As temperaturas mínimas variam de 0°C a 6°C entre os planaltos e Grande Oeste e de 5 a 11°C nas demais regiões. Durante o dia as temperaturas variam pouco e serão baixas entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, ficando entre 3°C e 7°C na Serra, 5°C a 10°C no Grande Oeste e de 14°C a 22°C nas demais áreas.