23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Semana começa com risco de temporais em SC nesta segunda-feira

Imagem: The Weather Channel/Reprodução

Formação de ciclone extratropical gera alerta para a faixa leste do estado

Após um final de semana de declínio acentuado nas temperaturas em Santa Catarina, a segunda-feira (27) chega com novos riscos de temporais em grande parte do estado. Segundo a Defesa Civil, as instabilidades são associadas à formação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa Sul do Brasil.

São esperados temporais com raios, rajadas de vento, chuva potencialmente intensa e eventual queda de granizo. O risco é alto para alagamentos e enxurradas pontuais, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos de árvores em todo o leste catarinense, incluindo Litoral Norte e Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planaltos Norte e Sul. O risco é moderado entre o Oeste e Meio-Oeste e baixo no Extremo Oeste.

 

Imagem: Defesa Civil

 

As condições para chuva iniciam já neste domingo (26) com chances de pancadas isoladas no litoral, que devem se intensificar e espalhar para outras regiões o longo da madrugada de segunda.

Já a segunda-feira (27) inicia com tempo instável desde a madrugada, a chuva por alguns momentos ocorre de forma mais intensa em forma de temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda granizo,. O vento sopra com intensidade fraca a moderada de nordeste a oeste no interior de SC e de sudeste a nordeste no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 50 km/h do Oeste aos planaltos ao longo do dia, e de até 65 km/h entre a tarde e a noite na costa.

As mínimas variam entre 7 e 11°C, entre os planaltos e na Grd. Florianópolis Serrana e oscilam entre 11 e 18°C nas outras regiões. As máximas marcam entre 15 e 18°C no litoral e no Baixo e Médio Vale do Itajaí e variam entre 8 e 14°C nas demais áreas. O risco segue baixo a moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, especialmente para a população mais vulnerável.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

O tempo volta a ficar firme em Santa Catarina na terça-feira (28), quando as instabilidades decorrentes do ciclone extratropical se concentram no mar. O dia fica mais nublado do Extremo Oeste ao Planalto Sul e com sol e poucas nuvens no litoral e em áreas próximas. Devido a influência do ciclone, o vento varia de oeste a sudoeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 65 km/h com pontuais acima, do centro ao leste do estado.

As temperaturas mínimas ficam próximas de 0°C nos pontos mais altos da Serra, oscilam entre 2 e 7°C entre os planaltos e marcam entre 6 e 14°C nas outras regiões. As máximas variam entre 7 e 13°C no Grande Oeste e no Planalto Sul e marcam entre 13 e 21°C no restante do estado. Devido ao frio intenso, há risco moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, especialmente para a população mais vulnerável.