23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Semana será de calor e temporais de verão em Santa Catarina; veja previsão

Defesa Civil alerta para temporais isolados no Extremo Oeste já nesta segunda

Após um final de semana de temperaturas intensas, causadas por uma onda de calor que atingiu a maior parte do Brasil e levou algumas regiões do estado a máximas próximas dos 40ºC, a semana que começa nesta segunda-feira (18) deve ser de tempo firme e calor em Santa Catarina.

Entretanto, a partir de hoje, as temperaturas já retornam a casas mais amenas e dentro da média. Devido ao calor e a alta umidade presente no ar, há chances de temporais isolados em todas as áreas do estado, em especial no Grande Oeste. Confira a previsão do tempo para esta semana:

 

 

Segunda-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na tarde desta segunda-feira um alerta meteorológico para temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo em áreas do Extremo Oeste do estado. O órgão emitiu também um aviso sobre ocorrências ligadas a temporais isolados, como destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. Os temporais iniciam no período da tarde pelo Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Oeste, principalmente pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas podem avançar de forma pontual para as demais regiões.

 

Terça-feira

Na terça-feira (19), o sol deve predominar com com poucas nuvens no estado. A partir da tarde, áreas de baixa pressão e o processo de formação de uma frente fria no oceano associadas ao além do calor e a umidade  favorecem o desenvolvimento de novos temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. No litoral, a circulação marítima favorece também o aumento de nebulosidade a partir da tarde. As temperaturas seguem acima dos 30°C em boa parte do estado, especialmente no Grande Oeste e Litoral Sul, onde as máximas superam os 33°C.

 

Quarta-feira

As instabilidades no tempo diminuem na quarta-feira (20), mas ainda há possibilidade de temporais isolados no Grande Oeste, sendo baixo o risco para ocorrências como alagamentos pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores nesta região. Nas demais áreas, o sol predomina entre algumas nuvens. As temperaturas máximas apresentam uma ligeira queda quando comparadas aos dias anteriores. Em apenas algumas cidades do Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul as máximas ainda superam 30°C. Na maior parte do estado elas variam entre 26°C e 29°C.

 

Quinta e sexta

Na quinta-feira (21), o tempo firme deve predominar em Santa Catarina, com condição apenas para pancadas de chuva esparsas. Entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), as instabilidades retornam ao estado, fornecendo condições para novos temporais.

 

Foto: Ferran Freitas/Unsplash