23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Semana será marcada por chuva intensa em algumas regiões de Santa Catarina

Imagem: The Weather Channel/Reprodução

Defesa Civil alerta para instabilidades e risco de deslizamentos

A semana começou com chuva em diversas regiões de Santa Catarina nesta segunda-feira (17), em especial no Extremo Oeste do estado, com registro de raios e alagamentos pontuais. Já no Extremo Sul, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta para o risco de deslizamentos nos municípios ao sul de Forquilhinha, por conta dos altos volumes de chuva deste final de semana.

A previsão de chuva no estado segue para os próximos dias em decorrência de uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul e deve provocar também uma leve queda nos termômetros em relação aos últimos dias. Confira abaixo a previsão para a semana.

 

> Chuvas provocam prejuízos em Praia Grande, no Sul do Estado

Segunda-feira

Nesta segunda, a frente fria provoca chuva principalmente nas áreas de divisa com o RS, fornecendo condições para pancadas intensas e temporais isolados durante todo o dia do Extremo Oeste ao Litoral Sul. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a vendavais, alagamentos e enxurradas pontuais. No restante do estado, o céu permanece nublado, com condições para chuva a qualquer momento do dia.

As temperaturas  máximas oscilam entre 13 e 24°C no Grande Oeste (com as maiores temperaturas nas áreas de divisa com o Paraná), no Planalto Sul e na Grande Florianópolis Serrana, e marcam entre 18 e 27°C no restante do estado.

O vento sopra com intensidade fraca a moderada de noroeste/norte pelo estado, virando de sul nas áreas costeiras entre a tarde e a noite, com rajadas que podem passar dos 60 km/h nos pontos mais altos de SC. Mar pouco agitado com ondas de leste e alturas entre 1,0 e 1,5 m e picos de até 2,0 m em alto mar do Litoral Sul à Grande Florianópolis e mar calmo no Litoral Norte com ondas entre 0,5 e 1,0 m.

Terça-feira

Na terça-feira (18), as instabilidades seguem atuando em todo o estado, com maior intensidade nas áreas de divisa com o estado gaúcho. Ao longo do dia, a chuva começa a recuar para o RS, diminuindo a condição para chuva em Santa Catarina. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a vendavais, alagamentos e enxurradas muito pontuais.

As temperaturas no amanhecer ficam entre 14 e 19°C no litoral e oscilam entre 10 e 16°C pelo estado. À tarde, as máximas variam entre 16 e 20°C no Planalto Sul e marcam entre 21 e 35°C nas demais regiões. O vento sopra fraco a moderado de norte/noroeste no interior do estado e de direções variadas no litoral e nas proximidades, com rajadas moderadas nos pontos mais altos de SC.

Quarta-feira

Na quarta-feira (19), as instabilidades seguem em torno do Norte do RS e Sul de Santa Catarina, e seguem provocando pancadas de chuva e temporais bem isolados nas áreas do Grande Oeste. Já nas demais áreas de divisa ocorre chuva por alguns momentos do dia. Nas demais regiões, o dia será com sol e variação de nuvens

As temperaturas mínimas variam entre 11 e 15°C nos planaltos e marcam entre 15 e 18°C no restante de SC. À tarde, as máximas oscilam entre 17 e 26°C no estado, com as menores temperaturas sendo registradas na Serra. O vento sopra fraco a moderado de norte/noroeste no interior do estado e de direções variadas no litoral e nem áreas próximas.

Quinta e sexta

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Uma nova frente fria, que avança para Santa Catarina no decorrer da quinta-feira (20), provoca pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado, que devem perdurar até a tarde da sexta-feira (21), quando as instabilidades se afastam e o tempo começa a estabilizar.