24 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Semana terá calor próximo aos 40ºC e temporais em SC; veja previsão

Defesa Civil alerta para calor intenso e chuva nos próximos dias

A semana já começou com chuva em algumas regiões de Santa Catarina nesta manhã de segunda-feira (15). Temporais isolados atingem municípios em todo o Grande Oeste, em especial as regiões de Chapecó e Curitibanos, que registraram, nas últimas 3 horas, acumulados máximos de precipitação de 53,6mm e 29,6 mm, respectivamente.

Segundo a Defesa Civil, os temporais devem se concentrar mais na porção leste do estado a partir da tarde de hoje. Nesta segunda e terça-feira (16), a combinação de calor e umidade favorece temporais acompanhados de raios e rajadas de vento. O risco para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais é moderado nas áreas a partir do Meio-Oeste.

Além dos temporais, há a previsão de calor intenso para todas as regiões, exceto os Planaltos Serrano e Sul, que deve se estender até a quarta-feira (17). Maior atenção para áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Durante as tardes, as temperaturas máximas devem superar os 30°C em todas as regiões, podendo chegar aos 38°C no litoral e no Oeste. A Defesa Civil alerta para ocorrências como insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiovasculares e respiratórias.

A SDC recomenda aumentar a hidratação, evitar o sol entre às 10h e às 16h para evitar insolação e desidratação. Atenção redobrada com crianças, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias preexistentes. Em caso de temporais e chuva intensa, a recomendação é buscar algum lugar abrigado e não entrar em contato com a água.

Segunda-feira

A segunda-feira (15) será mais um dia com calor e sensação de abafamento. As temperaturas ficam próximas ou acima dos 30°C na maioria das regiões, com destaque para a Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, que podem registrar marcas entre 32°C e 37°C. A partir da tarde, a combinação de calor e umidade e a uma frente fria no oceano favorecem a formação temporais isolados por todo estado, especialmente nas áreas mais quentes.

Terça-feira

O calor segue intenso na terça-feira (16), principalmente em trechos do Extremo Oeste e Vale do Itajaí, onde as temperaturas se aproximam dos 34°C/36°C. O dia começa com predomínio de tempo firme, mas a intensificação de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul traz condições para temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa entre a tarde e à noite, especialmente entre o Meio-Oeste e litoral e regiões de divisa com o RS.

Quarta-feira

Na quarta-feira (17), a formação de uma frente fria sobre o RS, que avança sobre SC, favorece a ocorrência de chuva e temporais nas áreas de divisa com o estado vizinho entre a madrugada e manhã. Entre a tarde e à noite, essa condição somada ao calor nas demais regiões faz com que a instabilidade avance pelas demais áreas, provocando chuva pontualmente intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas aos temporais.

O dia amanhece abafado com marcas entre 23°C e 27°C no Oeste, Baixo e Médio Vale e litoral. Nas demais regiões, variam entre 18°C e 22°C. À tarde, as temperaturas variam entre 34°C e 36°C entre a Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale e Litoral Norte e, nas demais áreas, entre 24°C e 33°C.

Próximos dias

Entre a quinta (18) e a sexta-feira (19), a influência da frente fria e da área de baixa pressão atmosférica mantem o tempo instável em SC, com pancadas de chuva e temporais isolados. Além disso, apesar de ainda calor, as temperaturas apresentam ligeira queda em relação aos dias anteriores.

 

Foto: Eduardo Valente/SECOM Florianópolis