23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Semana terá volta das chuvas em Santa Catarina; confira até quando

Imagem: The Wheather Channel/Reprodução

Previsões indicam para chuva acima da média ao longo de maio

Após alguns dias de trégua no tempo instável e a presença de sol na grande maioria das regiões de Santa Catarina, o estado deve voltar a ter uma virada no tempo nesta quarta-feira (8). A chuva volta em todo o estado, especialmente na região Sul, que já vem sofrendo com os grandes volumes do final de abril.

Segundo a meteorologia da Defesa Civil, esta quarta começa com a formação de nevoeiros entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte, com tempo ainda estável e presença de sol em todo o estado. Mas é a partir da tarde que as mudanças começam a chegar.

 

A cobertura de nuvens começa a aumentar devido o avanço de uma nova frente fria pelo Rio Grande do Sul, que provoca pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite, quando este sistema começa a atuar nas áreas de divisa com o RS.

Apesar das instabilidades no clima, o risco é baixo a moderado para ocorrências como destelhamentos e queda de árvores devido aos ventos intensos, assim como para alagamentos e enxurradas pontuais, associado as fortes chuvas em curtos períodos de tempo.

Amanhã, as temperaturas mínimas oscilam entre 12 e 19°C entre os planaltos, na Grande Florianópolis Serrana e marcam entre 18 e 25°C nas demais áreas. As máximas variam entre 22 e 27°C nos pontos mais elevados de SC e marcam entre 26 e 34°C no restante do estado.

Restante da semana

Ao longo da quinta-feira (9), as instabilidades seguem deixando o tempo nublado e com chuva em toda Santa Catarina, que vão de pancadas a temporais isolados. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais, como queda de granizo, rajadas fortes de vento e chuva volumosa em curto período de tempo.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Na sexta-feira (10), as instabilidades recuam em direção ao RS, mas o tempo se mantém chuvoso principalmente entre o planalto Sul e o Litoral Sul. No Grande Oeste, o sol passa a predominar à tarde e nas áreas do centro ao norte do estado o dia fica com variação de nuvens. No sábado (11), o dia fica chuvoso nas áreas de divisa com o RS e em parte do litoral e nas demais regiões a tendência é de sol com variação de nuvens.

Até quando teremos chuva persistente?

A previsão climática da Defesa Civil para o trimestre aponta que o fenômeno El Niño, característico por formar instabilidades e chuvas volumosas, já está em processo de enfraquecimento. Entretanto, o mês de maio ainda deve ter chuvas acima da média. A partir do final do inverno, um evento de La Niña deve começar a se configurar, de acordo com a previsão dos principais centros mundiais que monitoram o fenômeno.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/SECOM

De acordo com os meteorologistas Elen Pelissaro, Nicolle Reis e Fernando Rafael, que elaboraram o relatório para o trimestre de maio a julho, a dissipação do El Niño ocorre de forma lenta, assim, seus impactos ainda são esperados no mês de maio, que já iniciou chuvoso em Santa Catarina.

“Além do El Niño, outros fenômenos que influenciam diretamente no regime de chuvas em Santa Catarina devem favorecer as precipitações frequentes no estado. Com isso, são esperados volumes de chuva acima da média em todas as regiões durante o mês de maio, em especial nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul”, explicam os profissionais.

Ainda segundo os meteorologistas, com o começo do inverno, o esperado seria que as chuvas diminuíssem no estado. Mas, neste ano, a previsão climática indica que as chuvas devem continuar acima do esperado entre os planaltos e o litoral catarinense. No Grande Oeste, a tendência é que as chuvas fiquem próximas e até abaixo da média para o período. Apesar deste comportamento, destacamos que não se pode descartar que ocorram eventos meteorológicos que tragam chuva volumosa para a região durante estes meses.