20 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Sobre para 7 o número de municípios de SC em Situação de Emergência

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/SECOM SC

Previsão é de mais chuva intensa para este final de semana

Subiu para sete o número de municípios de Santa Catarina que declararam situação de emergência em função das chuvas do último final de semana. Os dados foram atualizados em um relatório emitido nesta quinta-feira (16) pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC).

Os municípios são Araranguá, Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado e Maracajá. Praia Grande já possui um decreto Situação de Emergência vigente por conta do temporal anterior, mas está levantando os danos e prejuízos para possível nova decretação de situação de emergência.

 

Ao todo, 13 municípios registraram ocorrências no Sul do estado. Ainda de acordo com o relatório, 421 pessoas estão desalojadas e 162 desabrigadas. Araranguá e São João do Sul receberam itens de assistência humanitária no total de R$ 131,7 mil, entre cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

O departamento de monitoramento meteorológico da SDC aponta para chuva intensa e volumosa neste fim de semana.

Chuva intensa nos próximos dias

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma Atenção Meteorológica para as chuvas que devem atingir todas as regiões do estado entre esta sexta-feira (17) e o domingo (19). A passagem de uma frente fria provoca condições para temporais com chuva intensa e volumosa, com início nas áreas de divisas do Rio Grande do Sul, mas que avança sobre as demais áreas ao longo do período.

São esperados acumulados entre 75 e 100mm de chuva na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e áreas do Meio-Oeste e Serra catarinense. No Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, são esperados entre 50 e 70mm. A região mais afetada pelas últimas chuvas, o Extremo-Sul do estado deve ter entre 20 e 40mm.

Em todas áreas podem ocorrer pontuais acima destes valores. A Defesa Civil alerta para os riscos de ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.

Em um post na rede social X, o governador Jorginho Mello afirmou que as equipes do Governo estão a postos para qualquer emergência em decorrência das chuvas deste final de semana.

> Rio Grande do Sul confirma 151 mortes provocadas pelas chuvas

Recomendações para a população

– Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
– Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
– Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
– Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
– Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
– Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
– Fique atento a inclinação de postes e árvores;
– Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
– Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.