16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Temporais na Sexta-feira Santa e sol no domingo de Páscoa; veja a previsão

Tempo firme deve predominar ao longo da maior parte do feriadão

O feriadão de Semana Santa deve começar com chuva e temporais em grande parte de Santa Catarina, mas o tempo deve voltar a ficar firme até o domingo de Páscoa. Mesmo com a chegada do outono, o calor ainda predomina em grande parte do estado. Confira a previsão do tempo para o feriadão.

Sexta-feira

O feriado de Sexta-feira Santa (29) traz uma virada no tempo no estado, com risco de temporais em todas as regiões no decorrer da tarde e da noite. Uma área alongada de baixa pressão combinada ao calor e umidade traz ainda chances de raios, rajadas de vento e queda de granizo, com risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais que começam pelo Oeste do estado e se estendem até próximo ao Litoral, onde devem persistir até o início da madrugada de sábado (30).

As temperaturas mínimas no amanhecer ficam entre 11 e 16°C nos planaltos e de 16 e 21°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam entre 28 e 32°C em boa parte do estado, permanecendo o Planalto Sul com valores entre 24 e 27°C. O vento predomina de nordeste no Litoral, fraco a moderado e varia de nordeste a noroeste nas demais regiões, com fraca intensidade.

 

Sábado

Já o sábado será um dia com predomínio de sol e pouca variação de nuvens na maior parte de Santa Catarina. À tarde, com o aquecimento, podem ocorrer pancadas rápidas de chuva, mas que não devem trazer acumulados significativos. O risco é baixo para ocorrências associadas.

No amanhecer, temperaturas marcam entre 14°C e 18°C do Grande Oeste aos Planaltos, e valores próximos aos 20°C no Litoral. As temperaturas máximas marcam de 30°C a 33°C nas áreas litorâneas e no Grande Oeste, enquanto nas regiões centrais ainda devem alcançar os 30°C.

Domingo

No domingo de Páscoa (31), a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul concentra a instabilidade e umidade ao sul de Santa Catarina, o que favorece o predomínio de sol em todo o estado durante o dia. O tempo começa a mudar no decorrer da noite e ao longo da segunda-feira (1º), quando a frente fria se aproxima e avança avançar sobre SC, trazendo condições para temporais.