3 de março de 2024
TV Barriga Verde
Clima / Tempo

Temporais nesta quinta deixam a faixa norte de Santa Catarina em alerta

Nível dos rios e solo encharcado aumentam risco para inundações e enxurradas no Planalto e Litoral Norte

Confirmando as previsões de novos temporais com chuva intensa para o estado de Santa Catarina durante esta semana, a Defesa Civil estadual emitiu na manhã desta quinta-feira (23) um novo alerta para ocorrências relacionadas a temporais e chuva intensa. O alerta maior são para a faixa mais ao norte do estado, desde o Extremo Oeste até o Litoral Norte.

O órgão alerta a população para a possibilidade de destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos e enxurradas nessas regiões. Na área da metade sul do Extremo Oeste até a metade norte da Grande Florianópolis, o risco é médio para essas ocorrências. Nas demais áreas a sul, o risco é baixo.

As instabilidades mais intensas devem ocorrer entre a tarde e a noite desta quinta, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. Nas áreas de divisa com o RS, parte do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis os temporais devem ser mais pontuais. Esta previsão se dá em função de uma baixa pressão no Paraguai e o processo de formação de uma frente fria entre SC e o PR que favorecem novas instabilidades associadas a temporais com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo em toda Santa Catarina.

 

São esperados volumes de chuva entre 40 e 70 mm do Extremo Oeste ao norte do estado, com os maiores volumes entre o Planalto e o Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí. Nas demais áreas, os acumulados devem variar de 20 a 40 mm.

 

Risco de alagamentos e enxurradas

Segundo a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram, mesmo com as chuvas ocorridas durante a quarta-feira (22) em grande parte do estado, os níveis dos principais rios continuaram baixando, voltando à normalidade nas bacias hidrográficas do Grande Oeste, e níveis de atenção na bacia hidrográfica do rio Itajaí. Na bacia hidrográfica do rio Canoas, no Planalto Sul, a tendência é de estabilidade nesta quinta-feira, mas ainda em níveis de emergência.

Com a previsão de chuva intensa e em curto período de tempo, associada ao solo já saturado, o risco de alagamentos e enxurradas e alto nas bacias das regiões do Planalto Norte e Litoral Norte. Já nas bacias das regiões do Grande-Oeste e Vale do Itajaí o risco é moderado.

Entretanto, devido às chuvas não serem abrangentes em toda a bacia, o risco é baixo para inundação gradual nessas regiões. Podem ocorrer elevações nos níveis dos rios, não atingindo níveis de emergência para inundações. É fundamental acompanhar de perto os alertas e recomendações das Defesas Civis municipais para tomar medidas preventivas e de segurança.

 

Previsão para a sexta-feira

Na sexta-feira (24), ainda há chance de chuva pelo estado, principalmente entre o Oeste e o Norte. Os acumulados tendem a ser menos expressivos em comparação a esta quinta, e devem variar entre 20 e 40 mm nas áreas de divisa com o Paraná e entre 10 e 25 mm nas demais regiões.

 

Foto: Eduardo Valente / GOVSC

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo