16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Udesc aplica provas do Vestibular de Verão neste domingo para 54 cursos

Mais de 4,1 mil candidatos disputam 1.131 vagas da universidade

;A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza as provas do Vestibular de Verão 2024 neste domingo (3), em 16 municípios catarinenses. São mais de 4,1 mil candidatos inscritos para 1.131 vagas em 54 cursos gratuitos de graduação presenciais e a distância.

A seleção, que será aplicada das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, terá 100 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas serão realizadas em duas etapas, uma pela manhã e outra à tarde, com fechamento dos portões às 8h50 e 14h50, respectivamente.

Para realização das provas, os candidatos deverão levar caneta esferográfica em material transparente com tinta na cor azul ou preta para o preenchimento do gabarito e documentos de identificação original com foto. Não serão aceitos prints de telas. Os participantes poderão também utilizar lápis, borracha (sem capa) e lapiseira em material transparente nas páginas de rascunho contidas no caderno de provas. Não será permitido usar, durante as provas, celular ou relógio de qualquer tipo.

 

Para evitar problemas, os candidatos também precisam verificar antecipadamente, no site oficial, as salas onde deverão realizar a prova objetiva e a redação. Consulte aqui seu local de prova.

O caderno da prova objetiva e o gabarito preliminar serão divulgados até as 21h de domingo, enquanto a lista dos classificados sairá a partir de 20 de dezembro. As aulas do primeiro semestre começam em 26 de fevereiro.

 

Locais

As provas do Vestibular de Verão da Udesc serão aplicadas nas seguintes cidades: Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Braço do Norte, Caçador, Criciúma, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Indaial, Joinville, Lages, Laguna, Ponte Serrada, Pouso Redondo, São Bento do Sul e Tubarão.

Nesta edição, o vestibular tem duas formas de seleção: além da prova presencial, é possível inscrever-se gratuitamente pelo histórico do ensino médio até 10 de janeiro. Quem concorrer pela opção da prova também pode se inscrever pelo histórico escolar.

O número de vagas do vestibular representa 75% do total do próximo semestre, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.

A Udesc mantém o sistema de cotas pelo Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

 

Conteúdo cobrado

A Coordenadoria de Vestibulares e Concursos da Udesc (Covest) recomenda aos candidatos a leitura do edital, do programa das disciplinas e das obras literárias.

Na manhã de 3 de dezembro, os candidatos terão de responder 50 questões, sendo 14 de Matemática, 14 de Biologia, 14 de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e oito de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

À tarde, haverá redação sobre atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias exigidas no edital, além de mais 50 questões: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.

 

Mais informações

Mais informações sobre os vestibulares podem ser obtidas na página oficial e com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest), pelo e-mail vestiba@udesc.br.