20 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

UFSC oferece programa de exercício físico gratuito para pessoas hipertensas

Iniciativa faz parte de pesquisa do curso de Educação Física

O curso de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está recrutando pessoas adultas e idosas com hipertensão para participarem de um estudo sobre a doença e seu acompanhamento com exercícios físicos.

Segundo a Universidade, os participantes da pesquisa receberão treinamento físico gratuito, supervisionado por profissionais capacitados, durante seis meses, com frequência de três vezes por semana. Além disso, os participantes receberão avaliações e exames de diversos parâmetros de saúde, também de forma gratuita.

O estudo busca investigar o efeito do treinamento isométrico com handgrip na pressão arterial ambulatorial de hipertensos. O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Exercício Físico e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Nupefid) e pelo Grupo de Pesquisa em Exercício Clínico (GPEC). A professora Aline Mendes Gerage coordena o projeto. Participam também as alunas de mestrado Juliana Silveira e Allana Andrade Sousa.

 

Para participar, é necessário atender aos critérios de elegibilidade do estudo: ter mais de 18 anos; ser hipertenso fazendo uso de até três medicações de controle; não ser fumante; não ser diabético; não apresentar doenças do coração ou histórico de AVC; não participar de programa de exercício físico por pelo menos seis meses.

As pessoas interessadas devem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (48) 99846-8683 ou pelo e-mail isopressufsc@gmail.com.

Com informações da Agecom UFSC
Foto: Agecom UFSC / Reprodução

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde