21 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Fátima Guimarães

Uma Páscoa muito divertida em Pomerode

Gato Galáctico

Enquanto isso na 16ª Osterfest… Pomerode em festa. Nesta sexta (22), será aberto o espaço para a sétima arte. O filme Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo será exibido em quatro sessões: às 10h, 14h, 19h30 e 21h30. O longa-metragem é estrelado pelo personagem que faz sucesso no YouTube, com quase 18 milhões de inscritos. Ele foi rodado em Pomerode em 2022.

O próprio Gato Galáctico estará na Osterfest para receber os visitantes e ficará disponível para fotos logo após as sessões de cinema. Na entrada do auditório também haverá uma exposição de objetos e móveis usados no filme.

 

No dia 23 de março, às 19h, a programação tem o recital de piano e canto “Cantando a América Latina”, com Carla Domingues e Guilherme Amaral. Entrada gratuita. Todos os espetáculos ocorrem no Teatro Municipal de Pomerode, que fica anexo ao Centro Cultural.

A 16ª Osterfest é uma realização do Ministério da Cultura e da Associação Visite Pomerode (Avip).


Arte catarinense

Ela está de volta e encanta com sua belíssima apresentação diante da arte. Sim, com mais de 30 anos de história em Florianópolis, a Helena Fretta Galeria de Arte recebe a partir de 21 de março mais uma edição da exposição ‘Arte Catarinense – memória preservada’. A abertura, com entrada gratuita, será a partir das 19h.

Segundo a galerista Helena Fretta, nesta edição, serão apresentadas 60 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas que foram produzidas entre 1959 e 2014, por 13 artistas já falecidos. As obras de colecionadores e raridades, que integram a coleção Helena Fretta, estarão disponíveis para aquisição.

São artistas nascidos em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, França e na antiga Iugoslávia, hoje Croácia, que ganharam notoriedade e fazem parte da história das artes em Santa Catarina.

A mostra poderá ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h, até 20 de abril, na Helena Fretta Galeria de Arte, que fica na Rua Presidente Coutinho, 532, no Centro de Florianópolis.


Olheiros de plantão

E no futebol de Santa Catarina, o Criciúma Esporte Clube vem desempenhando o seu papel em campo. Mesmo diante de um “frango” o goleiro Gustavo, soube mostrar porque está em campo e fez a diferença mais uma vez. Olheiros de plantão querem o goleiro do Tigre, e aí? Será que ele cederá as tentações do Inter? Boatos, boatos!


Artistas visuais

Estão abertas até 7 de abril as inscrições gratuitas da chamada pública para artistas visuais interessados em participar da Residência Artística e de Pesquisa no Acervo Artístico do artista Paulo Gaiad, na praia do Campeche, em Florianópolis. Acesse aqui o regulamento completo e informações sobre as inscrições.

Serão selecionados cinco artistas, sendo que duas vagas são reservadas para pessoas negras, pardas, indígenas, e comunidade LGBTQIAPN+. Cada selecionado vai receber uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.000. Os resultados devem ser divulgados até 25 de abril de 2024.

Ao final da Residência Artística e de Pesquisa no Acervo Artístico do artista Paulo Gaiad, que será realizada de 1º a 30 de maio de 2024, os trabalhos desenvolvidos pelos artistas serão apresentados numa exposição na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. “A ideia dessa mostra é democratizar o caráter formativo da pesquisa em artes no eixo Sul do Brasil”, comentam as coordenadoras da Residência.

O projeto é realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023. Colaboração Juliano Zanotelli.


Astronauta brasileiro

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Defesa Civil, apresentou na quinta-feira, 7, em ato realizado na sede da Defesa Civil de Criciúma, o funcionamento dos “dispositivo de emergência”, instalado nas escolas da rede municipal. O equipamento integra o Plano Municipal de Segurança Escolar, que tem o objetivo de otimizar o processo de identificação, prevenção e auxílio em possíveis riscos nas unidades educacionais criciumenses.

Durante a cerimônia, que contou com a presença do prefeito Clésio Salvaro, dos senadores Marcos Pontes e Esperidião Amin, além de autoridades municipais e da imprensa, a Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega dos itens aos gestores das 62 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma.

“Essa iniciativa é fundamental para garantir a segurança das nossas crianças, porque a partir do monitoramento em tempo real de todas as escolas, os órgãos de segurança podem agir de forma mais ágil em situações adversas. Criciúma é exemplo para Santa Catarina e para o Brasil”, afirmou Salvaro.

“Essa junção de esforços vai servir como exemplo para outras cidades brasileiras. É uma ótima iniciativa para preservar a segurança dos nossos estudantes”, contou Pontes, o primeiro e único astronauta brasileiro. O senador visitou, ainda, o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc², onde conduziu uma palestra aos estudantes da rede municipal de ensino de Criciúma.


Mostras coletiva

Tem Exposição fotográfica “BACO” vindo por aí… A experiência que a Villa Francioni proporciona é tema principal da nova exposição que será inaugurada no dia 23 de março, na Galeria de Arte da vinícola. Intitulada “BACO”, a mostra reúne um conjunto com doze painéis fotográficos em grandes formatos que retratam a experiência do artista e fotógrafo gaúcho Tonico Alvares, na produção dos vinhos e espumantes no interior das caves da pioneira dos vinhos de altitude da Serra Catarinense. A visitação é gratuita.

Tonico Alvares é fotógrafo brasileiro cuja obra gráfica tem alcance internacional. Nasceu no Rio Grande do Sul e está há pouco tempo em Florianópolis, onde mantém seu estúdio. O artista já participou de mostras coletivas na França e Uruguai e realizou exposições individuais em Estocolmo na Suécia e em importantes museus e galerias de Porto Alegre. Para captar a essência do tema que fotografa, Tonico faz imersões de pesquisa nos mais inusitados ambientes, como nos populares lugarejos do Afeganistão e da Índia.

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães

Fátima Guimarães