16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Vai chover a semana toda? Veja o que diz a previsão do tempo

Santa Catarina pode esperar de pancadas a acumulados intensos e temperaturas mais amenas

A semana começou com chuva intensa em grande parte do estado de Santa Catarina nesta segunda-feira (22). A Defesa Civil já emitiu alertas informando de que a chuva deve persistir até a quarta-feira (24). Nas regiões do Litoral, especialmente no Norte, a presença da circulação marítima reforça a nebulosidade e condição para chuva persistente, que pode ter acumulados entre 50 e 70mm, com pontuais que podem superar estes valores.

E nem mesmo onde o sol predominou nos últimos dias terá trégua. Na região do Grande Oeste, a maior presença de sol em relação às outras regiões do estado, em especial no Extremo Oeste, favorece o aquecimento e a presença de instabilidades nas tardes e noites de segunda-feira (22) e terça-feira (23). Nestes períodos, a combinação do calor e umidade provocam a pancadas de chuva e temporais isolados, que podem resultar em alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

 

Previsão para a semana

Terça-feira (23)

Na terça-feira (23) o tempo segue nublado, intercalando momentos de chuva com aparições do sol a qualquer hora do dia, devido a circulação marítima no litoral, nos planaltos e no Vale do Itajaí. A partir da tarde, novamente há condições para ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados do Extremo Oeste aos planaltos, com risco baixo para ocorrências.

No amanhecer, as temperaturas variam entre 15 e 22°C no Oeste, Extremo Oeste e nas áreas costeiras, e marcam entre 9°C e 17°C nas demais regiões. As máximas variam entre 15°C e 22°C entre os planaltos e marcam entre 20 e 27°C no restante de SC.

Quarta-feira (24)

A quarta-feira (24) será mais um dia com muita nebulosidade e chuva persistente no litoral e Vale do Itajaí, e com predomínio de sol em grande parte do dia do Grande Oeste aos planaltos. Nessas regiões, entre a tarde e a noite ocorrem pancadas de chuva e temporais isolados, devido a um sistema de baixa pressão em médios níveis da atmosfera, combinado à disponibilidade de calor e umidade.

As temperaturas mínimas variam entre 16 e 23°C nas áreas costeiras e marcam entre 9 e 17°C no estado. As máximas oscilam entre 17 e 25°C.

Quinta (25) e sexta-feira (26)

Nos dias seguintes, a circulação marítima segue favorecendo a chuva persistente no litoral e em áreas próximas. Nas outras regiões, o sistema de baixa pressão em níveis médios da atmosfera e a alta pressão em superfície seguem dando condição para a formação de pancadas de chuva e temporais isolados que devem se intensificar a partir da quinta, ocasionando acumulados mais volumosos. As temperaturas seguem amenas, com as máximas não passando dos 25°C pelo estado.