21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Veja como fica o tempo neste feriadão em Santa Catarina

Imagem: The Weather Channel/Reprodução

Junho chega com tempo firme e temperaturas próximas dos 0ºC

O mês de maio vai chegando ao fim com tempo firme em toda Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil do estado, as condições são proporcionadas por uma massa de ar seco e firme, que deve manter as chuvas afastadas nas primeiras semanas de junho. Os amanheceres ao longo deste feriadão de Corpus Christi devem marcar mínimas próximas dos 0ºC, favorecendo a formação de geada nas regiões mais altas.

Quinta-feira

Esta quinta-feira (30) começou gelada em Santa Catarina. A massa de ar seco e frio mantém o tempo firme e ensolarado durante todo o dia e em todas as regiões. À tarde, o ar seco e o predomínio do sol favorecem a elevação das temperaturas e as máximas devem variar entre 12°C e 17°C no Planalto Sul e Meio-Oeste e de 18°C a 24°C nas demais regiões.

 

Vento fraco em todas as regiões e com direção variável entre sudeste e sul. A agitação marítima diminui em todo litoral, com ondas de sudeste entre 2 e 2,5m e picos de até 3,0m na manhã entre o Litoral Sul e Florianópolis, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Sexta-feira

Na sexta-feira (31), as condições de tempo permanecem sob influência da massa de ar seco e frio, que mantém o predomínio do sol em todas as regiões. A única diferença, com relação aos dias anteriores é que a umidade aumenta um pouco nas áreas mais próximas do litoral, o que combinado ao resfriamento noturno, favorece a formação de nevoeiros durante a madrugada, que dissipam no decorrer da manhã. As áreas mais altas do estado devem apresentar formação de geada.

No amanhecer, as temperaturas mínimas variam de 0°C a 3°C nos Planaltos e Meio-Oeste, atingindo valores negativos nas áreas mais altas dessas regiões. Nas demais regiões, elas variam entre 7 e 11°C, mantendo risco baixo para ocorrências associadas ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, na madrugada e amanhecer. À tarde, as máximas sobem um pouco mais e oscilam próximas dos 25°C no Grande Oeste e Litoral e variam entre 13°C e 17°C nas demais regiões. Vento fraco e com direção variável em toda SC. A agitação marítima diminui ainda mais, com ondas de leste/sudeste entre 1,0 e 1,5m e picos máximos de 2,0m no início do dia.

Sábado

No amanhecer do sábado (1º), há condições favoráveis para formação de nevoeiros pelo estado e de geada bem isolada nas áreas altas. Somente no final do dia, a nebulosidade tende a aumentar um pouco mais no litoral, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, por causa do deslocamento de umidade provocado pela virada do vento para a direção nordeste/leste, que permanece com fraca intensidade, mas com rajadas moderadas no Litoral Sul.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

As temperaturas mínimas variam de 5°C a 7°C nos planaltos, Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões, as mínimas variam de 8°C a 13°C. À tarde, máximas de 23 a 25°C no Grande Oeste e Litoral e variando entre 15°C e 18°C nas demais regiões.

Próximos dias

No domingo (02), a massa de ar seco segue mantendo o tempo estável em todas as regiões do estado, com condições favoráveis para formação de nevoeiros na madrugada e predomínio de sol durante o dia. O frio segue entre as noites e madrugadas, mas perde intensidade. À tarde, as temperaturas já oscilam entre 23°C e 26°C, especialmente no domingo em áreas do Extremo Oeste, Oeste e ao longo do litoral.

Na segunda-feira (03), uma frente fria, com fraca intensidade e em deslocamento pelo mar, se aproxima de Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de chuva em todas as regiões, mas em especial do centro ao leste do estado.