13 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Vídeo: Bombeiros aplicam técnica de resgate de afogamento a tartaruga ferida

Animal foi encontrado preso a rede de pesca e muito debilitado

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionada para realizar o resgate de uma tartaruga que estava presa a uma rede de pesca na região das praias do Buraco e Central, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Os guarda-vidas, que estavam realizando ronda preventiva no mar de moto aquática, liberaram a tartaruga da rede de pesca, mas ao devolvê-la ao mar perceberam que ela permaneceu inerte e afundou. Ela foi novamente retirada do mar e eles perceberam que ela estava debilitada e respirando com muita dificuldade. Foi nesse momento que o resgate se tornou um salvamento inusitado.

“É difícil ver alguém nessa situação, mesmo um animal. Ela estava fraca e com muita dificuldade de respirar”, afirma o subtenente Jorge Luiz de Souza Batista, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do CBMSC em Balneário Camboriú.

 

A tartaruga foi levada até o GBS e, em contato com o órgão que realiza o resgate deste tipo de animal na cidade, os militares decidiram realizar nela alguns dos procedimentos que são realizados em seres humanos quando estão em situação de afogamento.

Ela foi mantida em declive, com a cabeça em nível pouco abaixo do corpo e, com toalhas molhadas, eles realizaram o resfriamento do casco a fim de manter a temperatura corporal necessária. Foi realizada, também, a oferta de oxigênio e aos poucos ela foi apresentando melhora significativa.

Veja como foi o salvamento da tartaruga

“As nossas equipes estão constantemente se atualizando para que possamos salvar pessoas em situação de afogamento, ainda que o objetivo principal seja sempre a prevenção. Ver que esse conhecimento foi fundamental para essa tartaruga e que ela vai poder voltar ao seu habitat natural em segurança, é muito gratificante. A missão do bombeiro militar é proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente e, atendimentos como esse, só reforçam que estamos no caminho certo”, completa do subtenente.

Após recuperação, o animal foi recolhido por um órgão especializado do município para acompanhamento até o retorno dela ao mar.

 

Fotos: Divulgação / CBMSC