25 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Segurança

Vídeo: Mecanismo genial salva a vida de três caminhoneiros nessa segunda-feira

Imagens: Reprodução/Arteris Litoral Sul

Área de escape na descida da Serra do Mar, no Paraná, já salvou cerca de 500 vidas

Um mecanismo de segurança foi responsável por salvar a vida de três caminhoneiros nessa segunda-feira (22) na BR-376 no Paraná, próximo à divisa com Santa Catarina. A área de escape no km 667,3, na descida da Serra do Mar, registrou inclusive duas entradas em menos de 30 segundos.

A Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pelo trecho, divulgou imagens do ocorrido. Confira abaixo.

 

A primeira entrada ocorreu por volta das 2h12 da madrugada, quando uma carreta carregada com 24 toneladas de produtos diversos adentrou 60 metros na argila expandida (cinasita), após o veículo apresentar uma pane no sistema de freios. O condutor saiu ileso.

A segunda e a terceira entradas aconteceram às 18h12, quando dois caminhões utilizaram o dispositivo de segurança em um intervalo de 30 segundos. O primeiro veículo adentrou 50 metros na cinasita, já o segundo, aproximadamente de 95 metros. Ambos os condutores também saíram sem ferimentos.

Confira o registro

Cerca de 500 vidas salvas

A área de escape do km 667,3 da BR-376/PR foi inaugurada em novembro de 2019, e desde então já foi utilizada 228 vezes. O mecanismo foi responsável por salvar, no total, 498 vidas.

Um pouco mais à frente, no km 671,7 – encontra-se a primeira área de escape construída pela Arteris no Brasil, em 2011, também em Guaratuba/PR. Essa já foi utilizada 334 vezes, com 496 vidas salvas.

Segundo a Arteris, os dispositivos são projetados nas margens das rodovias e têm sinalização indicativa para que o motorista consiga direcionar veículos pesados no caso de perda de freios ou outros problemas mecânicos. A área de escape tem concreto com profundidade variável, aproximadamente um metro, e é preenchida com argila expandida, parecido com as que são utilizadas na jardinagem. A caixa é projetada para absorver o impacto, reduzindo a velocidade do veículo até a parada em segurança.

Segurança

Segurança

Segurança

Segurança

Segurança

Segurança