20 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Vídeo: Santa Catarina registra primeira neve do ano no Brasil

Imagens: Reprodução/Redes sociais

Fenômeno pode ter sido fruto de garoa sob baixas temperaturas

A primeira neve do ano no Brasil em 2024 foi registrada em Santa Catarina na manhã dessa terça-feira (28), mais especificamente no município de São Joaquim, na Serra.

O fenômeno teve curta duração e baixa intensidade. Ainda assim, um morador do bairro Subestação pôde registrar o momento em que pequenos “flocos de algodão” aparecem caindo do céu.

 

O mais impressionante é que a neve foi registrada por volta das 12h45 dessa terça, quando havia uma pequena garoa e a temperatura estava em torno dos 0ºC, segundo a estação meteorológica da Epagri/Ciram. Temperatura negativa e precipitação são os principais ingredientes para a formação de Neve.

O registro foi confirmado em nota pela Prefeitura de São Joaquim. A veracidade do evento foi confirmada com a data e hora registradas na galeria de imagens do celular do morador, bem como a paisagem com as madeiras visíveis no vídeo, confirmando que as imagens eram recentes.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet havia emitido um alerta no começo da manhã para a possibilidade de ocorrência de neve entre as serras catarinense e gaúcha, com ocorrência prevista até o meio-dia. Entretanto, o Instituto não confirmou a natureza do fenômeno.

Alerta do Inmet para neve no Rio Grande do Sul
Imagem: InMet/Reprodução

Confira o registro da neve em São Joaquim: