17 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

VÍDEO: Surgimento de aranhas e jacaré após enchentes assusta moradores do RS

Imagens: Reprodução/X

Registros de ‘invasões’ têm sido compartilhados na internet

Após as enchentes afetarem mais de 1,4 milhão de pessoas no interior do Rio Grande do Sul e na Grande Porto Alegre, agora o surgimento de animais inusitados tem assustado os gaúchos. Desde a segunda-feira (6), foram feitos registros de invasões de “multidões” de aranhas e até mesmo um jacaré. Confira o vídeo abaixo.

As imagens mostram centenas de aracnídeos e gigantescos “lençóis” de teias cobrindo a vegetação próxima a uma área alagada. A própria pessoa que gravou o vídeo pensa se tratar de uma “praga”, mas não é nada disso que se trata. É apenas o instinto de sobrevivência desses pequenos seres.

 

Este fenômeno, que pode parecer assustador para alguns e belo para outros, se chama balonismo. É comum que ele aconteça em casos de enchentes, onde as aranhas tecem teias finas sobre o mato para escapar do solo inundado. Esta técnica inteligente é inofensiva e não oferece perigo à fauna, animais ou aos humanos.

Jacaré em Porto Alegre?

Imagem

Outro registro que chocou internautas nesta quarta-feira (8) foi o surgimento de um jacaré nadando nas águas do Guaíba que inundam a Grande Porto Alegre. O animal foi avistado na Avenida Getúlio Vargas no bairro Menino Deus, um dos mais afetados pela enchente, próximo ao Centro da cidade.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

A presença do animal foi confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) da capital gaúcha.

Confira os registros dessas “invasões”