15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Segurança

Videomonitoramento em Balneário Camboriú conta com câmeras com zoom de até 4 km

Sistema de monitoramento do Corpo de Bombeiros garante a prevenção em casos de afogamentos e acidentes

Principal polo turístico de Santa Catarina, Balneário Camboriú, no Litoral Norte do estado, conta com um sistema de videomonitoramento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em todas as praias do município. As faixas de areia e o mar são monitorados constantemente por guarda-vidas civis voluntários (GVCV).

O sistema conta com cinco câmeras de aproximação, com zoom um zoom que pode alcançar até 4 quilômetros de distância, além de outras cinco câmeras nas plataformas dos postos fixos.

Assim que um agente responsável pelo monitoramento identifica uma vítima em possível caso de afogamento, ele faz contato via rádio com o GVCV que está no posto mais próximo para ir até o local fazer a prevenção.

Da mesma forma, se o GVCV que estiver no posto avistar um banhista nadando a longa distância da faixa de areia, ele pode solicitar ao videomonitoramento que faça a aproximação com o zoom e confirme se a vítima necessita de ajuda.

Segundo o CBMSC, o projeto piloto foi instalado na Praia Central de Balneário Camboriú em 2020, e teve investimento de R$350 mil. Essa tecnologia, somada ao serviço qualificado de guarda-vidas e a prontidão de embarcações 24 horas, todos os dias do ano, reforça a preocupação constante do CBMSC com a prevenção dos banhistas.

Além disso, o sistema amplia de forma significativa as ações de prevenção que visam reduzir o número de mortes por afogamento no território catarinense e serve se apoio na verificação das embarcações que por ventura estejam navegando em área destinada aos banhistas, prática que é proibida e que deve ser informada à Marinha do Brasil, órgão responsável por esta fiscalização.

 

Foto: Reprodução/CBMSC