27 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Segurança

Vigias e guardas serão remanejados para escolas municipais de Chapecó

O prefeito pediu aos vereadores, especialmente ao presidente da Câmara, Fernando Cordeiro, que dê agilidade na tramitação do projeto

Após uma reunião com os vigias e guardas, realizada na manhã desta quinta-feira (6), o prefeito da cidade, João Rodrigues, anunciou que partir de segunda-feira (10) vigias de praças e prédios públicos da Prefeitura de Chapecó e Guardas Municipais serão remanejados para reforçar a segurança nas creches e escolas da Rede Municipal de Ensino.

Das 84 unidades de ensino, 22 já têm vigias, mas a intenção é que todas sejam contempladas. Outra medida será a compra de 100 detectores de metal manuais.

O objetivo é contratar 100 coordenadores de segurança em escolas, preferencialmente entre policiais aposentados, além de chamar mais 40 guardas municipais aprovados em concurso.

 

Foi sugerido que as escolas reforcem suas medidas de segurança, seja com a contratação de profissional, reforço no cercamento, controle mais rigoroso da entrada e também dos visitantes, implantação de sirene para acionar socorro da vizinhança e “botão do pânico”, para chamar empresa de segurança privada, Polícia Militar e Polícia Civil.

Também foi informado que a Guarda Municipal, além da Patrulha Escolar nas escolas municipais, deverá ser acionada em caso de pessoa em atitude suspeita circulando na rua. O coordenador de Segurança Pública de Chapecó, Márcio Bueno, informou que dos profissionais de São Paulo, um deles do GATE da PMESP, estarão em Chapecó no final de abril.

No dia 24 eles farão uma palestra com orientações para professores de escolas públicas municipais e estaduais e também das escolas privadas. De 25 a 29 de abril será realizado um treinamento para a Guarda Municipal. O objetivo é capacitação para atendimento em caso de ataque à escola.

O major da Polícia Militar de Chapecó, Rafael Antônio da Silva, destacou que a Polícia Militar já vem realizando orientações sobre o controle do acesso e correção de pontos vulneráveis, para dificultar ações criminosas. O vereador Clovis Ari Leuze sugeriu a compra de spray laranja como uma das ferramentas de proteção.

A prefeitura também vai contratar mais três psicólogas, para reforçar as equipes multidisciplinares que fazem o atendimento nas escolas municipais.

Foto: Prefeitura de  Chapecó/Reprodução

Segurança

Segurança

Segurança

Segurança

Segurança

Segurança