3 de março de 2024
TV Barriga Verde
Turismo

83ª Festa das Flores colore Joinville ao longo da semana com programação especial

Evento é reconhecido como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Santa Catarina

Joinville, no Norte de Santa Catarina, recebe nesta semana a 83ª edição da Festa das Flores. Com uma programação especial para todos os públicos, evento conta com a tradicional exposição e concurso de orquídeas, feira, concurso de jardins, mercado de plantas, oficinas de cultivo, opções gastronômicas e palco cultural.

Nesta edição, a festividade contará com um número maior de estandes, cerca de 300 expositores e com projeto paisagístico voltado à mata atlântica. O principal destaque será para a flor símbolo de Joinville e de Santa Catarina: a Laelia Purpurata.

 

O governador Jorginho Mello marcou presença na cerimônia de abertura da festa que aconteceu na Expoville. “Fiz questão de estar aqui na abertura dessa festa tradicional que movimenta o setor na maior cidade do Estado. Flor é vida e nos orgulha demais ter uma festa que agora virou patrimônio cultural e imaterial do município”, destacou.

A 83ª Festa das Flores estará aberta ao público das 9h às 21h a partir desta terça-feira (14) até o sábado (18). Já no domingo (19), o horário será das 9h às 20h.

O valor da entrada é R$ 15 inteira, e meia entrada no valor de R$ 7,50 para pessoas a partir de 60 anos, estudantes, pessoas com deficiência e professores das Redes de Ensino do Estado de Santa Catarina e Município de Joinville. Crianças de até 5 anos não pagam.

 

História da Festa das Flores

Os primeiros registros de contato com flores na cidade são de 1851. Em paralelo à imigração europeia, foram encontradas espécies de orquídeas nativas na região, que encantaram os novos moradores. Estes passaram a fazer a colheita das espécies e a mostrar uns aos outros a diversidade de cores e variações das plantas. Assim surgiu a primeira Festa das Flores de Joinville, em 1936.

Desde então, o evento cresceu e se fortificou. Hoje, a Festa das Flores é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Santa Catarina, por meio da Lei Estadual 14.697, de 21 de maio de 2009.

 

Foto: Festa das Flores

Turismo

Turismo

Economia, Turismo

Turismo

Economia, Turismo

Turismo