Mais de 733 mil passageiros vieram ou foram para o exterior por meio do sistema aéreo catarinense; quanto às cargas, mais de 3 mil toneladas foram movimentadas
Os aeroportos catarinenses registraram mais um crescimento expressivo em 2025. Conforme dados apurados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), o movimento de cargas e passageiros internacionais no primeiro semestre deste ano foi 66,9% e 62,3% maior em relação ao mesmo período do ano passado, respectivamente.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os números impressionam ainda mais se olhados isoladamente. Quanto aos passageiros, mais de 733 mil vieram ou foram para o exterior por meio do sistema aéreo catarinense, sendo o terceiro melhor índice do país, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo. Esse número representa 82,4% do total registrado em 2024. Com mais cinco meses completos por vir, a expectativa é que, ao final do ano, a marca de um milhão de passageiros internacionais seja superada.
“Nossas projeções é de que vamos superar a marca de 1 milhão de passageiros internacionais em 2025. Mas o movimento registrado até agora aumenta as expectativas. Temos confiança de que essa meta será alcançada e ultrapassada antes das nossas previsões, com o incremento de voos para Lima e principais cidades do Mercosul”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.
Um crescimento de mais de 62% no fluxo de passageiros internacionais no primeiro semestre de 2025 demonstra claramente que nossas ações de promoção turística e atração de novas rotas estão surtindo efeito”, acrescenta a secretária de Turismo (Setur), Catiane Seif.
Pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis também foram movimentadas 3,3 mil toneladas de cargas. Estes números posicionam o aeroporto catarinense como o terceiro que mais cresce na América Latina e o número 1 no Brasil, segundo a concessionária Zurich Airport.
Movimento doméstico
A movimentação doméstica também cresceu, mesmo que em ritmo menos acelerado, de 2,4%. No primeiro semestre de 2025, foi registrado o fluxo de 3,5 milhões de passageiros. O maior movimento foi no Aeroporto de Florianópolis com 1,8 milhão de passageiros, seguido por Navegantes com 1,1 milhão de passageiros, Chapecó com 295,1 mil passageiros, Joinville (que teve a maior alta, 12,8%) com 268,9 mil passageiros, Jaguaruna com 47,8 mil passageiros e Correia Pinto com 3,6 mil passageiros.
VÍDEO: Carga de concreto atinge cabine e mata caminhoneiro em SC
Postes não estavam amarrados na caçamba e foram arremessados após veículo se chocar contra um muro
Um caminhoneiro de 40 anos, de identidade ainda não revelada, morreu em um grave acidente ocorrido por volta de meio-dia nesta sexta-feira (25). Informações indicam que ele se chocou com um muro em frente a uma cafeteria, localizada na rua Mansur Elías, no Centro de Santo Amaro da Imperatriz, paralela à BR-282. Na caçamba, o veículo carregava uma carga de vigas de concreto.