Fiesc relata que impacto já era esperado logo no primeiro mês de vigência e empresas se prepararam
O tarifaço imposto por Donald Trump, que começou a valer no Brasil em agosto, já começou a fazer efeito em Santa Catarina. Em comparação ao mesmo período do ano passado, as exportações catarinenses para os Estados Unidos apresentaram uma redução de 19,5%. Mesmo assim, os Estados Unidos seguem sendo o principal destino dos produtos catarinenses, que, no mês passado, somaram cento e dezenove milhões e duzentos mil dólares.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O produto que apresentou maior queda foi o motor, com uma redução de 42,7% no mês. Já no setor de madeira e móveis, as exportações de obras de carpintaria para construções encolheram 34,9%. Apesar de assustadora, essa diminuição já era esperada pela Federação das Industrias de Santa Catarina. Gabriel Phillipi, repórter do Band Cidade, programa da TVBV, conversou com Pablo Bittencourt, que explicou que as empresas catarinenses se prepararam para este período.
Confira
VÍDEO: Megaoperação em SC apreende lancha e quatro carros de luxo
Segundo a investigação, golpistas se utilizavam de entidades filantrópicas para fazer golpes, ganhando mais de R$ 4 milhões com o crime
Uma megaoperação policial, denominada Falso Samaritano, foi deflagrada nesta sexta-feira (5) em Florianópolis, Joinville, Brusque e Blumenau. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, três de prisão e onze medidas de bloqueio de imóveis, veículos e contas bancárias. Dentre os itens apreendidos, estão quatro automóveis de luxo e uma lancha. Segundo a investigação, o dinheiro usado para adquirir diversos itens de grande valor foram adquiridos por meio de golpes que envolviam transações financeiras de alto valor.