9 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Suspeito de exploração sexual contra menores em Florianópolis é preso em Portugal

Foto: PF
Ele armazenava mais de 1.800 arquivos com conteúdo ilícito, sendo que quase 500 eram de produção própria

Um homem investigado pela justiça catarinense por diversos crimes relacionados à exploração sexual infantojuvenil foi preso e extraditado para o Brasil nesta segunda-feira (6) em Coimbra, Portugal. Os atos libidinosos, que incluíam abuso e armazenamento de conteúdo, teriam ocorrido há seis anos em Florianópolis e continuavam sendo praticados no país europeu, onde residia desde 2022. Por conta da gravidade dos delitos praticados, ele estava listado na lista de Difusão Vermelha da Interpol.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A prisão do homem de 35 anos, natural de Belém, no Pará, aconteceu na residência dele. Durante o cumprimento do mandado, também foram analisados os materiais dos dispositivos eletrônicos do indivíduo. Nesta inspeção, foi constatada a presença de diversos arquivos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, o que resultou em sua prisão em flagrante. Simultaneamente, no Brasil, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em Palhoça/SC, com o objetivo de reunir provas adicionais.

Investigação

A investigação que resultou nesta operação começou em junho de 2025, quando relatórios de agências de segurança americanas indicavam o uso de plataformas digitais no exterior para o armazenamento de material de abuso sexual infantil. Segundo o documento, foram identificados 1886 arquivos, sendo que 471 eram de produção própria, inclusive com registros em vídeo realizados pelo próprio autor.

Foi constatado também que o autor, foragido da justiça catarinense, havia fugido do Brasil há três anos para viver em Portugal, onde continuava consumindo o material ilícito.

Extradição

A extradição foi realizada por meio de um acordo diplomático entre Brasil e Portugal, com base no mandado de prisão expedido pela justiça brasileira. Ele foi escoltado pela polícia brasileira desde o aeroporto de Lisboa até o Aeroporto Internacional de Florianópolis, de onde foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da justiça.

           

             

Adolescentes são resgatados após se perderem em trilha

Segundo o Grupo de Resgate em Montanha, jovens se perderam logo no início do trajeto

Dois adolescentes de 17 anos foram resgatados após se perderem durante uma trilha no Monte Crista, em Garuva, no Norte de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira (6). A operação de resgate mobilizou equipes especializadas e contou com o apoio de um helicóptero.

Continue lendo