Medida está relacionada ao lucro que a empresa está tendo nos últimos anos
Uma medida que impactará diretamente as finanças de uma boa parte dos catarinenses foi anunciada nesta terça-feira (22) pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento. Por meio de um comunicado, a empresa anunciou que aplicará um desconto de 4,21% nas tarifas de água e esgoto para os consumidores. Essa redução não será imediata. De acordo com a companhia, a diminuição passa a valer a partir das leituras realizadas em dezembro, refletindo no pagamento das faturas emitidas em janeiro de 2026.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O desconto irá impactar nas faturas de consumidores residentes em 192 municípios catarinenses, onde a companhia atua. Segundo o governador Jorginho Mello, a medida se deve ao lucro que a empresa está tendo e, com isso, há possibilidade de reduzir o valor da tarifa. “Pela primeira vez na história, a empresa está tendo lucro e com dinheiro em caixa, tá fazendo também o maior investimento em saneamento e abastecimento de água da história de Santa Catarina. Com a empresa tendo lucro, a conta ficando mais barata, o estado cresce sem aumentar imposto”, destaca.
Segundo o presidente da CASAN, Edson Moritz, o desconto decorre do reequilíbrio econômico-financeiro da Companhia após o período em que, por força da Lei Estadual 18.025/2020, os reajustes anuais ficaram suspensos durante a pandemia. “A estimativa era recuperar em 24 meses, mas com a reestruturação e ações de gestão foi possível aplicar esse desconto aos consumidores seis meses antes”, informa.
A medida foi autorizada pelas Agências Reguladoras: ARESC (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina), ARIS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento), AGIR (Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí) e CISAM-SUL (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental).
Figueirense começa a definir vaga nas semifinais da Copa SC nesta quarta-feira (22)
Time enfrenta a Chapecoense fora de casa e Waguinho Dias já revelou a escalação de forma antecipada
O Figueirense começa a decidir a vaga nas semifinais da Copa Santa Catarina na noite desta quarta-feira (22), às 19h30. O adversário será a Chapecoense e o jogo de ida acontece na Arena Condá, a mais de 550 km de Florianópolis. O “Furacão” deve ter reforços importantes para esta partida, como a volta de Mascarenhas e Felipe Augusto, ambos entre os titulares. Já a Chape, assim como em todo o campeonato, deve jogar com um time B, composto, em sua maioria, por jogadores das categorias de base do clube.