Apenas aeroportos do Galeão e de Guarulhos haviam chegado a esse número em um único ano no Brasil
Mais uma marca importante foi atingida pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis neste mês de outubro. A Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias anunciou, nesta segunda-feira (27), que o espaço atingiu a marca de 1 milhão de passageiros internacionais em 2025. Esse número demonstra a relevância que a capital catarinense vem ganhando no cenário nacional nos últimos anos, já que, dentre todos os aeroportos brasileiros, apenas os do Galeão (RJ) e Guarulhos (SP) haviam atingido esse número em um único ano.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A marca de 1 milhão de passageiros foi puxada principalmente por pessoas com destino a Santiago (443 mil), no Chile, e para Buenos Aires (338 mil), na Argentina. Além disso, a oferta de novos itinerários também contribuiu para o crescimento. Desde 2024, Lisboa e Panamá têm voos saindo do Floripa Airport, o que proporciona conexões rápidas para Europa e América do Norte e Caribe. Esses destinos tiveram 59 mil e 50 mil passageiros, respectivamente. Outras rotas internacionais registraram 310 mil passageiros.
“O recorde de passageiros internacionais atesta que o turismo de Santa Catarina atingiu um novo nível de maturidade. Esse resultado não é apenas um número: ele é o fruto da união estratégica entre o Governo do Estado e a administração privada do aeroporto, que garantiu mais rotas e maior competitividade”, afirma Catiane Seif, Secretária de Turismo de Santa Catarina.
Crescimento acentuado
Até o final do ano, essa marca deve aumentar ainda mais e chegar aos 1,2 milhão de passageiros internacionais, segundo projeções realizadas pela secretaria. Se isso se concretizar, será registrado um crescimento que chega 580% se comparado a 2022, ano de recuperação do pós-pandemia.
“A gestão privada competente no aeroporto de Florianópolis, aliada agora a uma política pública sólida por parte do estado, encurtou a distância de Florianópolis e de Santa Catarina com o mundo. Nos enche de orgulho poder dizer que já somos o terceiro maior destino internacional do Brasil”, afirma Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de SC.
O resultado vem de uma trajetória de crescimento acelerado. Em 2018, ano em que a Zurich Airport Brasil iniciou a administração do Aeroporto de Florianópolis, em 3 de janeiro daquele ano, o aeroporto registrou pouco mais de 273 mil passageiros internacionais, um crescimento acumulado de 356% em sete anos:
Crescimento ano a ano
- 2018 – 273 mil
- 2019 – 267 mil
- 2020 – 156 mil (pandemia)
- 2021 – 15 mil (pandemia)
- 2022 – 176 mil
- 2023 – 397 mil
- 2024 – 926 mil
- 2025 – 1,2 milhão
Figueirense tem melhor campanha que adversário, mas decide semifinal em Itajaí; entenda
No grupo A, “furacão” terminou como líder, enquanto Marcílio Dias ficou na segunda colocação
O Figueirense avançou às semifinais da Copa Santa Catarina e vai enfrentar a equipe do Marcílio Dias. Os times já se enfrentaram duas vezes na primeira fase, com uma vitória alvinegra e um empate. Na fase de grupos, o “furacão” se deu melhor e terminou o grupo A na primeira colocação, enquanto o “marinheiro” ficou em segundo. Mesmo com o desempenho melhor que o adversário, o Figueira decidirá a vaga na final fora de casa.





