Defesa Civil orienta a população a buscar locais seguros diante do risco de ventos fortes e chuva volumosa
Nesta segunda-feira (29), o dia será marcado por temporais, acompanhados de chuva intensa, raios, possível queda de granizo e rajadas de vento, que podem ultrapassar os 60 km/h. Isso ocorre, principalmente no período da tarde, em razão da combinação entre a elevada umidade, a passagem de uma frente fria pelo oceano e a atuação de um sistema de baixa pressão no interior do continente. De acordo com a Defesa Civil, o risco é considerado alto para alagamentos, enxurradas pontuais, queda de árvores e destelhamentos. Nas áreas litorâneas, a mudança da direção do vento para leste favorece a maior concentração de chuva.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A orientação é que, durante os temporais, a população busque locais seguros e evite permanecer próximo a janelas ou objetos que possam ser arremessados pelo vento. Em caso de ventos fortes, a recomendação é não transitar nem se abrigar perto de árvores, placas, muros ou postes de energia. Em situações de alagamento, não se deve atravessar ruas inundadas, pontes ou pontilhões submersos.
Após dias de calor intenso no estado, as temperaturas devem aliviar um pouco, com máximas entre 30°C e 33°C no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Ainda assim, a Defesa Civil mantém alerta para risco moderado a alto de ocorrências associadas ao calor intenso, como desconforto térmico e problemas de saúde.
Confira a previsão do tempo para os próximos dias
Na terça-feira (30), os temporais e pancadas de chuva seguem atuando em todas as regiões de Santa Catarina, principalmente entre a tarde e o início da noite. Na região oeste do estado, a atuação de um sistema de baixa pressão nos países vizinhos intensifica as condições de temporais. Já no Leste catarinense, a circulação dos ventos reforça a instabilidade. O risco permanece alto para alagamentos, enxurradas pontuais, quedas de árvores e destelhamentos.
As temperaturas seguem elevadas, com máximas em torno dos 30°C, especialmente entre o Grande Oeste e o Litoral Norte. A sensação de abafamento continua, porém com menor intensidade em comparação aos dias anteriores.
Na quarta-feira (31), véspera de Ano-Novo, e na quinta-feira (1º), primeiro dia de 2026, o tempo deve apresentar características típicas do verão. O calor e a sensação de abafamento persistem, principalmente entre a manhã e o início da noite. Além disso, seguem as condições para temporais isolados, com raios, rajadas de vento e chuva intensa, mantendo o risco de alagamentos e enxurradas pontuais em todas as regiões do estado.
VÍDEO: Laguna decreta situação de emergência após vendaval atingir a cidade
Temporal deixou parte da cidade sem energia e provocou danos em escolas, residências e serviços públicos
A Prefeitura de Laguna, na região Sul de Santa Catarina, decretou situação de emergência, na manhã deste domingo (28), após um forte vendaval atingir todos os bairros do município na tarde de sexta-feira (27). A tempestade causou estragos em prédios públicos, casas, na rede elétrica, prejuízos ao comércio e à agricultura. Além disso, pessoas ficaram desalojadas. A decisão levou em conta os alertas emitidos pela Defesa Civil estadual e municipal.





