24 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Economia

Abertura oficial da colheita do arroz de SC ocorre nesta quinta, em Massaranduba

Evento contará com 13 estações técnicas, palestras e exposição de 40 empresas

A Epagri, em parceria com a cooperativa Juriti, Brazilrice, Sindarroz-SC e Ocesc, realiza nesta quinta-feira (18), a 6ª Abertura oficial da colheita do arroz de Santa Catarina, no Pavilhão de Eventos Massaranduba, das 7h às 17h. São esperadas cerca de 1,5 mil pessoas entre agricultores, técnicos e autoridades.

A 6ª Abertura oficial da safra do arroz contará com 13 estações técnicas, palestras e exposição de 40 empresas ligadas à agropecuária, entre outras atrações. A solenidade acontece às 11h, no pavilhão B, com a presença de autoridades estaduais, regionais e municipais. Durante a manhã, o evento terá ainda demonstração de pulverização com avião e drone, às 9h30, e show de acrobacias aéreas às 12h30.

A programação da tarde contará com duas palestras. Às 14h, o gerente de produtos agropecuários da Conab, Sérgio Roberto Gomes dos Santos Junior, fala sobre rizicultura. Mais tarde, às 15h, o pesquisador da Epagri, Bruno Corrêa da Silva, faz palestra sobre produção de tilápias. Os dois encontros acontecem no pavilhão B.

 

Maria Luiza Tomazi Pereira, extensionista da Epagri em Massaranduba, explica que há alguns anos a cooperativa Juriti instalou um abatedouro de tilápia, com capacidade para processar 20 toneladas ao dia. Mas atualmente falta produção na região para atender essa demanda. Por isso, a instituição incluiu a produção de tilápias na programação do evento de abertura da colheita do arroz, com objetivo de oferecer informação e estimular os agricultores a ingressarem nessa cadeia produtiva.

Produção de arroz em SC

Santa Catarina é o segundo maior produtor de arroz do Brasil, e o campeão em produtividade. Segundo dados da Epagri/Cepa publicados pelo Observatório Agro Catarinense, o Estado deve produzir 1.244.485 de toneladas do grão na safra 2023/24, com uma produtividade média de 8.541 Kg por hectare. A área plantada será de 145.709 hectares.

Na safra 2022/23 a produção catarinense de arroz chegou a 1.264.922 toneladas, numa área plantada de 147.031 hectares. A produtividade média ficou em 8.603 Kg por hectare.

 

Foto: Divulgação / Epagri