26 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Política

Alesc promove eventos gratuitos para o mês da mulher; confira

Criada pela Bancada Feminina da Assembleia, programação tem início nesta terça-feira (7) e se encerra no dia 4 de abril

Em homenagem ao Dia da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove a agenda do Mês da Mulher, com eventos gratuitos e abertos ao público. A programação se inicia na terça-feira, às 19h, com um debate sobre os grupos reflexivos para homens autores de violência, conforme recomendação prevista na Lei Maria da Penha — o objetivo desses grupos é a formação de espaços de educação e reabilitação para autores de violência contra a mulher.

No dia 8, será exibido, ao final da Sessão Ordinária da Assembleia, um vídeo feito pela Udesc em homenagem à trajetória de Antonieta de Barros. Estão previstos ainda um debate sobre mulheres negras na literatura catarinense, uma palestra sobre mulheres na carreira jurídica, o lançamento de um livro escrito em conjunto por mulheres camponesas e o Encontro Estadual das Procuradorias da Mulher de Santa Catarina.

Confira a agenda completa:

 

As autoras do livro Resistência: Por Mãos de Mulheres Camponesas são: Carmem Munarini – Chapecó, Débora Scneider – Palmitos, Fernanda Sebben – Curitiba, Geneci Ribeiro dos Santos – Campo Erê, Inelsa Rosa Brunetto – Xanxerê, Iraci Colombo – Descanso, Ivete Margarida Andrioli Mendes – Itá, Joana Fernandes Sebben – São Miguel Do Oeste, Justina Ines Cima – Quilombo, Karen Cristina Galvani – Xanxerê, Kelli Buss – Florianópolis, Marilete Molinari – Chapecó, Marly Linda Rebelatto Detta – Xanxerê, Noeli Welter Taborda – Tunápolis, Noemi Margarida Krefta – Palma Sola, Patricia Klock – Ibirama, Rosmari Marinello dos Santos – Xaxim, Sirlei Antoninha Kroth Gaspareto – Quilombo, Terezinha Aparecida Lamonatto Kohl – Xanxerê, Vanusa Ferreira Bandeira Carneiro – Chapecó, Zenaide Collet – Quilombo, e Zilda de Bortoli Texto – Xanxerê.

Sobre a Bancada

Com a redução da representatividade feminina na legislatura 2023-2026, a Bancada Feminina da Alesc atualmente é composta por apenas duas deputadas: Luciane Carminatti (PT) e Paulinha (Podemos). Na legislatura passada, de 2019 a 2022, além de Carminatti e Paulinha, outras três deputadas integravam a Bancada: Ada de Luca (MDB), Dirce Heiderscheidt (MDB) e Marlene Fengler (PSD). Por divergências ideológicas, a deputada Ana Campagnolo não compôs a Bancada Feminina na legislatura passada e nem na atual.

Foto: Vicente Schmitt – Agência AL / Reprodução

Política

Política

Política

Política

Política

Política