21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Centro de Atendimento Dengue de Blumenau é desativado

Queda no número de atendimentos motivou a mudança. Foto: Arquivo / Portal Prefeitura de Blumenau / Michele Lamin

A partir da terça-feira (4) os moradores serão atendidos nas unidades de saúde do município

A medida foi tomada pela Prefeitura de Blumenau com base nos números de atendimento que passaram de 7,7 mil, em março, para 4,2 mil no mês de maio. A administração do município, através da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), aponta que isso se deve em função da fase natural do ciclo da doença, assim, espera uma baixa do número de casos. A partir da terça-feira (4) os moradores com sintomas da doença serão atendidos nas unidades de saúde do município.

Esse declínio também foi observado em relação às internações, de 58 para 33 em enfermarias, e de 26 para nove em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O pico da epidemia em Blumenau foi registrado entre 17 de março e 21 de abril, apenas a partir do dia 28 de abril o município apresentou a queda de 6,9 mil casos prováveis para menos de 500.

Desde 1º de janeiro deste ano, Blumenau contabilizou 58,1 mil casos prováveis, destes, 18 mil foram confirmados. A secretária da Semus, Jaqueline Mocelin, alerta que os moradores devem continuar com os cuidados mesmo no inverno. “Embora as temperaturas caiam neste período do ano aqui em Blumenau, os cuidados em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, não podem parar. Vale lembrar que os ovos do Aedes aegypti são resistentes e podem eclodir assim que as condições voltarem a ser favoráveis” destacou.