20 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Política

Chat GPT: projeto apresentado na Alesc é redigido por inteligência artificial

Se sancionada, a matéria pode se tornar a primeira lei brasileira criada pela tecnologia

Sucesso entre os usuários da internet em 2023, o ChatGPT vem conquistando adeptos em diversos setores. Desta vez, o programa de inteligência artificial (IA) foi utilizado para criar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

De autoria do deputado Matheus Cadorin (Novo), o texto foi redigido pela IA e revisado pela assessoria jurídica de seu gabinete. O parlamentar anunciou nesta quarta-feira (1º) que protocolou um projeto com objetivo de divulgar os estoques de medicamentos nos depósitos do estado.

Durante sua explicação sobre o funcionamento do ChatGPT, o deputado explicou o processo de criação junto à plataforma: “basicamente, você insere o que você quer que ele produza. Então, eu quero um texto que trate de transparência na distribuição de materiais e de medicamentos no estado de Santa Catarina. E ele produziu a lei, no formato que ela já deveria vir, com caput, com capítulos, tudo certinho, no final “Florianópolis” e o espaço para assinar”.

 

Entretanto, Cadorin ressaltou que a Inteligência Artificial não substitui a sensibilidade do ser humano. “As vezes, quando a gente insere alguma informação, ele produz um texto que não é bem aquilo que a gente estava pensando. Então você tem que ir lapidando”.

Fonte: Agência AL

Foto: Freepik/Reprodução

Política

Política

Política

Política

Política

Política