16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Chuva intensa chega a Santa Catarina nesta quinta

Foto: PMRv/Reprodução

Projeções da Defesa Civil apontam para acumulados de 200 mm em algumas áreas

As chuvas intensas e volumosas que já castigam cidades do Rio Grande do Sul devem chegar a Santa Catarina na madrugada desta quinta-feira (2) com o avanço da frente fria. Segundo a Defesa Civil, as áreas em maior alerta para ocorrências são as do centro-sul do estado, em especial na divisa com o estado gaúcho.

Os acumulados de chuva até a sexta-feira (3) devem variar entre 150 e 200 mm no Extremo Oeste, Oeste e em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Já no Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os volumes devem ficar em torno dos 100 mm.

 

Além da condição de chuva intensa e volumosa, em todo o período também são esperados temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento, eventual queda de granizo e risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e deslizamentos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

No sábado (4), a frente fria segue favorecendo a ocorrência de chuva pontualmente intensa e temporais, principalmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Ao final do dia, espera-se um recuo do sistema para o Sul em direção ao Rio Grande do Sul, isso deve favorecer o retorno do tempo firme no domingo (5) em grande parte do estado.

Tempo neste feriado

Nesta quarta-feira (1º) o calor intenso combinado com a atuação de instabilidades no Rio Grande do Sul favorece a ocorrência de temporais isolados, com chuva pontualmente intensa nas áreas de divisa com o estado catarinense.

> Fortes chuvas no RS deixam pelo menos 8 mortos e 21 desaparecidos

Entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, o risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais. Durante a tarde, as temperaturas variam entre 25°C e 33°C em grande parte de Santa Catarina.