29 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Curso gratuito de iniciativa catarinense ensina a identificar informações falsas na internet

Atividade visa ensinar dicas básicas para identificar golpes, fake news e diversos tipos de enganação online

A Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Informação no Ambiente Digital (CIDAD), projeto de extensão de parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove o minicurso “Identificando mentiras na internet”. A aula será realizada no dia 31 de maio, das 19h às 21h, em uma sala virtual enviada por e-mail aos inscritos. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de maio através do link que pode ser acessado clicando aqui.

Com o objetivo de abordar as fake news e outras formas de propagação de mentiras na internet, o minicurso será ministrado por Leonardo Ripoll, doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP) e bibliotecário da Biblioteca Universitária da UFSC.

A atividade irá ensinar dicas básicas para identificar e-mails falsos, perfis falsos, golpes por SMS, marketing fraudulento e outros tipos de enganação online. Serão abordados termos como clickbait, deepfake, bots, memes e phishing, proporcionando uma compreensão mais ampla das dinâmicas atuais das redes e aplicativos.

 

O público-alvo do minicurso é a comunidade em geral, especialmente pessoas com pouca familiaridade no uso das redes e aplicativos. A participação é gratuita e serão emitidos certificados aos participantes.

Foto: Freepik / Reprodução

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação