24 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Cotidiano

Defensoria Pública vai realizar atendimento aos beneficiários do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Defensoria Pública da União (DPU) assinaram na terça-feira (16), um acordo de cooperação técnica, para ampliar o atendimento e o acesso de cidadãos a benefícios previdenciários e de prestação continuada (BPC).

De acordo com o Governo Federal, a iniciativa permitirá, por exemplo, que as unidades da DPU possam realizar atendimentos de beneficiários do INSS em um sistema próprio, destinado aos hipervulneráveis e analfabetos digitais.

Esse sistema trará a possibilidade de a DPU prestar auxílio na realização de requerimentos de serviços e benefícios oferecidos pelo Instituto, por meio de canais remotos, na modalidade de atendimento à distância.

Entenda como vai funcionar

O trabalho conjunto será estruturado em três eixos. O primeiro, é a possibilidade da DPU realizar atendimentos administrativos para atendimento de uma pessoa em extrema vulnerabilidade, seja por exclusão digital ou por hipossuficiência de informações.

O segundo, visa reduzir a judicialização de casos. Já o terceiro e último eixo foca na ação da DPU em auxiliar o INSS na identificação de benefícios encerrados sem a devida comunicação à pessoa que recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para evitar o ajuizamento de ações de caráter coletivo que, muitas vezes, demoram anos para serem resolvidas, as duas instituições preveem a criação de um fluxo institucional de comunicação para resoluções extrajudiciais coletivas.

Além disso, os defensores públicos federais poderão pedir a reabertura dos processos de benefícios assistenciais que tenham sido indeferidos administrativamente por não cumprimento de exigências, desde que seja comprovado que houve equívoco no envio da comunicação.

Com a assinatura do acordo, a DPU poderá dar início ao cadastramento e preparação de suas unidades para que o serviço seja oferecido. O INSS disponibilizará o sistema de atendimento logo que as unidades estejam preparadas.

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano