23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Economia

Ferrovias de Santa Catarina registram crescimento na movimentação de cargas em 2023

A SPAF realizou o levantamento junto às empresas concessionárias que atuam na malha ferroviária catarinense

O transporte de cargas nas ferrovias que cortam Santa Catarina cresceu 5,18% em 2023. De acordo com informações apuradas pela Gerência de Ferrovias, da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), no total foram 6,7 milhões de toneladas movimentadas, cerca de 330 mil toneladas a mais do que em 2022

“O resultado revela que o setor tem condições de crescer e contribuir ainda mais com a logística catarinense. Com operações produtivas e somando novos projetos que poderão dobrar a malha catarinense, as ferrovias poderão ampliar a eficiência logística que Santa Catarina oferece para o Brasil”, afirma o secretário da SPAF, Beto Martins.

O crescimento da safra de grãos em 2023 foi um dos fatores que contribuíram para o dado positivo do setor. Foram 3,5 milhões de toneladas de grãos.

A lista do que é transportado pelas ferrovias segue com 2,5 milhões de toneladas de carvão mineral, 546 mil toneladas de cargas conteinerizadas, 151 mil toneladas de combustíveis e 24 mil toneladas de fertilizantes. Pela Rumo Logística foram transportadas 3,6 milhões de toneladas e pela Ferrovia Tereza Cristina foram 3,1 milhões de toneladas.

Números nacionais

Em relação ao resultado nacional, o Brasil deve fechar o ano com 525 milhões de toneladas transportadas, o que mantém a participação de Santa Catarina em 1,3% em 2023 e o mesmo desempenho de 2022. O Estado tem 763 km de ferrovias em atividade, o que representa 4,4% da malha do país.

Foto: Divulgação/FTC/Reprodução