21 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Cotidiano

Florianópolis divulga selo “Cidade Criativa da Gastronomia Unesco”

Desde 2014, a Capital de Santa Catarina ostenta o título de “Cidade Criativa da Gastronomia”, a CCGU. Florianópolis foi a primeira do Brasil a integrar a lista de 246 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhece a criatividade gastronômica como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. Hoje são mais de 80 países no hall de membros da iniciativa da Unesco.

Agora, a Prefeitura de Florianópolis quer popularizar essa marca, lançando uma campanha e convidando os comerciantes a utilizarem o selo em seus estabelecimentos.

Compartilhe essa notícia no WhatsApp!

A iniciativa fortalece o patrimônio e os serviços culturais da cidade, e o local não precisa obedecer nenhum critério específico para usar a marca nem fazer credenciamento prévio, sendo totalmente gratuito.

 

“O selo de Cidade Criativa da Gastronomia Unesco é razão de orgulho para Florianópolis porque reconhece os diferenciais da Capital. Somos destaque em inovação, economia criativa e as nossas tradições culturais e gastronômicas atraem milhares de turistas à Ilha”, diz o superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius De Luca, ao comentar sobre a importância da divulgação da marca.

Além de Florianópolis, o Brasil conta com outras três Cidades Criativas da Gastronomia: Paraty (RJ), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG). A Ilha também é destaque pelas belezas naturais e praias, uma vez que conta com um rico patrimônio ambiental e com a preservação das características dos colonizadores açorianos, o que confere à cidade, também, um patrimônio histórico-cultural com potencial turístico.

Existem sete campos potenciais dentro da rede de Cidades Criativas, sendo o cinema, a literatura, o artesanato e a arte popular, a música, o design, as artes da mídia e a gastronomia, esta última considerada patrimônio imaterial de um local, com poder de divulgação da arte, conhecimento e tradição ligada à identidade de um povo.

Para obter o selo da UNESCO no seu estabelecimento, faça o download clicando aqui.

Foto: PMF/Reprodução

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano