20 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Política

França quer proibir os pais de postar fotos dos filhos na internet; entenda

A França quer proibir os pais de postar fotos dos filhos na internet. O país é o primeiro do mundo a propor uma lei sobre o assunto

Um estudo da comissão da infância da Inglaterra mostra que, até os 13 anos de idade, cada criança já possui, em média, cerca de 1.300 fotos circulando na rede. Essas fotos trazem inúmeros riscos.

Quando os pais colocam imagens dos filhos na internet, eles acabam divulgando dados e até locais de onde estão esses menores de idade. O que pode ser usado por pessoas má intencionadas. Um relatório dos governos federal e estaduais da Alemanha aponta que o Instagram já foi muito usado por uma rede de pedofilia.

Algumas fotos podem ser embaraçosas para as crianças, que podem sofrer bullying e até ter problema mais tarde, em processos de seleção para um emprego.

 

Por tudo isso, o projeto de lei francês prevê que a postagem de fotos das crianças sem a permissão delas pode acabar até na perda do direito dos pais de controlar a imagem dos filhos.

A nova proposta dá também especial atenção à exploração de imagens infantis e pede que a renda adquirida através do uso comercial de fotos de crianças deve ser depositada em uma conta que os jovens tenham acesso a partir dos 16 anos.

Além de tudo isso, o texto prevê ainda um direito ao esquecimento, no qual as crianças podem ter as próprias fotos e vídeos removidos da internet se assim desejarem. A ideia é que as famílias desenvolvam um entendimento comum de como tratar fotos com respeito e responsabilidade.

Fonte: Band

Foto: Freepik/Reprodução

Política

Política

Política

Política

Política

Política