3 de março de 2024
TV Barriga Verde
Robson Reckziegel

Golpe do Pix, como pedir a devolução?

A cada dia que passa os criminosos criam forma mais criativas de golpes, em alguns casos roubando senhas de redes sociais, como o whatsapp, para pedir dinheiro emprestado a parentes e amigos, em outros casos roubando senha de redes sociais para “vender” objetos a preços absolutamente baixos ou prometer ganhos exorbitantes em “investimentos”.

O mais recente que chegou ao meu conhecimento foi o chamado “golpe dos negativados”, onde os criminosos se passam por instituições financeiras e oferecem empréstimos para negativados. Naturalmente muitas pessoas aceitam como forma de resolverem seus problemas financeiros e acabam entrando em uma armadilha.

Os criminosos então passam a solicitar depósitos usando diversos argumentos como uma taxa, ou impostos ou qualquer outro motivo para que a vítima faça um PIX com os valores na conta indicada.

Lembre-se que não existe imposto, taxa ou qualquer outro valor que um cliente de instituição financeira precise pagar para ter acesso a um empréstimo, é preciso ficar atento pois a criatividade dos “malandros” é muito grande, confira sempre, consulte um advogado de confiança e lembre-se sempre que quando um negócio é bom demais “até santo desconfia”, além disso nunca uma empresa solicitaria um PIX em nome de uma pessoa física, não faz sentido algum.

Mas se alguém cair no golpe tem como recuperar?

A resposta é: depende! Os criminosos normalmente usam contas de outras pessoas (os chamados laranjas) para cometer os crimes e é muito difícil conseguir recuperar os valores. Da mesma forma a polícia tem pouco efetivo para conseguir rastrear e perseguir cada um desses golpistas.

Assim se, por acaso, você ou algum familiar seu cair no golpe sugiro tentar usar o dispositivo chamado de MED imediatamente!

O MED é Mecanismo Especial de Devolução criado pelo Banco Central justamente para os casos de golpe utilizando o PIX.

Em caso de golpe você tem até 80 dias para registrar o pedido de devolução e a outra parte tem 30 dias para contestar essa devolução, após o bloqueio dos valores. Em resumo você informa ao banco que foi vítima de golpe e o banco, fazendo a análise dele, pede o bloqueio dos valores na conta bancária de quem recebeu o PIX.

A maioria dos bancos vai exigir a apresentação do Boletim de Ocorrência, então sugiro imediatamente registrar o fato na delegacia mais próxima ou então pela internet (alguns estados já contam com o Boletim de Ocorrência via internet).

A devolução só ocorrerá se houver valores na conta bancária de quem recebeu o PIX por isso minha sugestão é que seja feito o mais rápido possível pois não há garantias de devolução.

Fique esperto e avise os parentes e amigos!

Foto: Freepik/Reprodução

Robson Reckziegel

Robson Reckziegel

Robson Reckziegel

Robson Reckziegel

Robson Reckziegel

Robson Reckziegel