21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Política

Governo catarinense autoriza investimento de R$ 5,5 milhões ao Aeroporto de Caçador

Expectativa é de tornar aeroporto apto a receber voos comerciais

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), autorizou nesta quinta-feira (22) o repasse de R$ 5,5 milhões para investimentos no Aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves, de Caçador. O convênio foi assinado no município de Videira, com a participação de prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp).

O aeroporto não opera voos comerciais e a previsão do governo é de que após as reformas o aeroporto possa pleitear a certificação pelo código 3C, que permitirá receber voos comerciais de aeronaves como ATR 72, 737, A319, A320. Os recursos do convênio firmado nesta quinta (22) serão aplicados na execução de reperfilamento da pista, que tem 1.873 metros de extensão. Porém, para que as obras sejam iniciadas, falta ainda a assinatura da Ordem de Serviço, a qual estipulará o prazo de entrega da pista.

O Aeroporto de Caçador é explorado de forma direta pelo município de Caçador mediante convênio firmado entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (Minfra) e a Prefeitura de Caçador. Atualmente, opera aviação geral, táxi aéreo, transporte de enfermos, serviços de segurança pública, voos executivos, dentre outros. Tem registrado cerca de 250 movimentos mensais, atendendo as regiões do Alto Vale do Rio do Peixe e Região do Meio Oeste Catarinense servindo uma população de aproximadamente 500 mil habitantes.

 

Outros investimentos

Além do aeroporto de Caçador, outros aeroportos estão recebendo reformas em Santa Catarina. São os casos dos aeroportos de Forquilhinha, Lages, São Joaquim e Dionísio Cerqueira. De acordo com a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, o objetivo é ter todos os aeroportos em funcionamento até o início de 2024.

Foto: Reprodução