25 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Imetro realiza Operação Ambiente Seguro em Santa Catarina

O objetivo é fiscalizar o comércio varejista e atacadista

A Operação Ambiente Seguro é realizada pelo Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) e coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A ação segue até 12 de abril e tem o objetivo de reduzir a ocorrência de acidentes relacionados a fogão a gás de uso doméstico, panela metálica e de pressão, extintor de incêndio, cadeira plástica monobloco, escada metálica e coifas/exaustor elétrico de uso doméstico. Para isso estão sendo fiscalizados comércios varejistas e atacadistas.

“Essas ações são importantes para conscientização dos consumidores e se constituem uma oportunidade para retiramos do mercado produtos que apresentem fraudes ou irregularidades em relação a legislação vigente”, comentou o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto.

Segundo ele, os produtos com foco na operação são regulamentados pelo Inmetro e devem exibir o selo de conformidade, o que mostra que foram testados e atendem aos requisitos mínimos de segurança. A orientação é que os consumidores devem adquirir os produtos em mercados formais, com procedência comprovada e que possuam o selo do Inmetro.

Denúncias sobre produtos sem o selo do Inmetro no mercado formal podem ser feitas através da Ouvidoria, pelo telefone 0800 643 5200, ou pelo e-mail: ouvidoria@imetro.sc.gov.br .
Já em caso de acidentes com produtos ou serviços, como artigos escolares, os relatos devem ser feitos no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).