23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Economia

Japão suspende importação de aves e ovos de SC; entenda a decisão

O documento foi oficializado no inicio da semana após a confirmação de um caso no estado, durante o fim de semana

O Japão suspendeu a importação de produtos avícolas de Santa Catarina após a confirmação de caso de gripe aviária em uma ave de produção de subsistência no Estado. A suspensão foi informada em ofício pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura aos frigoríficos aptos a exportar para o país.

Segundo o Ministério, a suspensão é válida até que sejam enviadas às autoridades japonesas informações detalhadas sobre o caso, o que a pasta já diz ter feito.

A medida foi adotada após a confirmação de um caso de gripe aviária numa criação doméstica no estado. O animal infectado pela Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) H5N1 é uma galinha doméstica, encontrada no município de Maracajá (SC). A informação foi confirmada no último fim de semana, pelo governo catarinense.

 

“Assim que recebeu a confirmação de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, a Secretaria de Estado da Agricultura, por meio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), adotou todas as medidas sanitárias com base nos protocolos internacionais e erradicou o foco na data de ontem, bem como intensificou as ações educação sanitária, de vigilância e investigação epidemiológica nas propriedades rurais na região”, informa o Governo do estado.

O governador Jorginho Mello receberá o embaixador do Japão na quarta-feira (19). Confira o documento completo clicando aqui.

Foto: Freepik/Reprodução