25 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Joinville amplia vacinação contra a dengue para jovens de 10 a 14 anos

Município aplicou 3,6 mil das 15,7 mil doses do imunizante recebidas até o momento

Joinville, no Norte de Santa Catarina, ampliou nesta quinta-feira (7) a faixa etária do público alvo da vacinação contra a dengue. A partir de hoje, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos podem receber o imunizante. A medida foi tomada após o município receber um ofício da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado, que traz orientações do Governo Federal para dar celeridade ao programa de imunização e recomenda a ampliação da oferta da vacina.

Pais ou responsáveis já podem buscar uma das Unidades Básicas de Saúde da Família de Joinville, em todas as regiões da cidade. Apenas a UBSF Jativoca e as UBSFs Comasa e João Costa, que atuam como Sentinela para atendimento da dengue, não estão aplicando o imunizante. Outra opção é ir até a Sala de Vacinas Central, na Rua Abdon Batista, 172.

Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde do pré-adolescente, além de documento do responsável e chegar na UBSF pelo menos 30 minutos antes do horário de fechamento.

 

A imunização contra a dengue é composta por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. Não pode receber a vacina pré-adolescente que teve dengue há menos de seis meses ou que esteja com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.

Joinville recebeu até o momento 15,7 mil doses da vacina contra a dengue e foram aplicadas 3,6 mil doses.

 

Foto: Divulgaçãi/PMJ