Representação oficial deve ser apresentada na próxima segunda-feira (29) junto ao órgão
O governador Jorginho Mello decidiu acionar a Procuradoria-Geral da República contra o presidente Lula após visita do mesmo a Santa Catarina. Na visão de Jorginho, o petista cometeu xenofobia em um discurso e generalizou o povo catarinense, chamando todos de racistas.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O caso em questão teria ocorrido na última sexta-feira (26), quando Lula visitou o estado para participar do lançamento da Fragata Cunha Moreira, em Itajaí, no Litoral Norte. Durante o discurso, o presidente criticou a política estadual que extinguia as cotas raciais nas universidades catarinenses, mas que acabou derrubada pelo Supremo Tribunal Federal.
“Não pode permitir que prevaleça em Santa Catarina o racismo. Não pode permitir, não pode permitir que aqui em Santa Catarina as pessoas sejam tomadas do senso de grandeza, porque esse estado é muito rico, não é pobre. A gente é um estado brasileiro e todo mundo tem que ser tratado igual”, declarou e complementou falando de “hegemonia branca” na região e de Adolf Hitler.
“Não tem um cara que é branco e é melhor do que o que é negro, o cara que é nordestino é pior do que o do Sul do país. Que história que é essa? Hitler tentou fazer isso e acabou do jeito que acabou. A gente não pode permitir essa ideia da hegemonia branca sobre o restante do país. A gente não pode. Na verdade, isso não é hegemonia branca, é hegemonia da ignorância”, completou.
O governador considera que a frase tem cunho xenofóbico, ao, na visão dele, dizer que todos os catarinenses são racistas e se consideram superiores ao restante dos brasileiros. Jorginho também declara que a fala ultrapassa os limites da política e atingiu a honra do povo de Santa Catarina.
“Uma coisa é o presidente me criticar ou vir a Santa Catarina dizer coisas que não condizem com a realidade. Isso faz parte do debate político e nós respondemos com fatos. Outra coisa, muito diferente, é chamar o povo catarinense de racista. Isso é criminoso, preconceituoso e ele precisa responder por isso”, disse.
A representação oficial junto ao órgão deve acontecer na próxima segunda-feira (29). O Palácio do Planalto ainda não se manifestou sobre o caso.
Motorista embriagado perde controle do veículo e bate em barranco no Oeste
Homem teve ferimentos na boca e ficou preso entre as ferragens após a ocorrência
Um motorista com sinais de embriaguez perdeu o controle do veículo e colidiu contra um barranco no interior do município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O acidente aconteceu na noite deste sábado (27) e exigiu atendimento do Corpo de Bombeiros Militar para retirada da vítima, que estava presa no interior do veículo com ferimentos no rosto.





