12 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Saúde

Mais que um abraço: MPSC promove evento sobre saúde mental; confira

A 7º do edição do tradicional evento diz respeito ao Setembro Amarelo, promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), acontecerá no dia 13 de setembro, às 14 h, no auditório do Edifício do MPSC, em Florianópolis.

Depois de dois anos no formato on-line, esse ano ele retoma a forma presencial, no mês de conscientização sobre a saúde mental. Serão palestras com foco na orientação para o público jovem, e destinadas para pais, familiares, comunidade escolar e profissionais da área da saúde que trabalham com essa faixa etária.

Com o objetivo de acolher, debater e reaproximar pessoas, o evento terá o mote “mais que um abraço”. A proposta é mostrar que um abraço nunca é só um abraço, mas pode ser uma forma de acolhimento, afeto, um gesto que pode salvar uma vida.

 

Na programação já estão confirmados o médico psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, que irá falar sobre “Transtornos mentais, abuso de substâncias e suicídio: o que precisa ser dito”, e a médica psiquiatra Deisy Mendes Porto, com a palestra “Mais que um abraço: o que fazer quando alguém fala em suicídio”.

A psicóloga Jessica Souza Silva trará “Uma reflexão sobre prevenção do suicídio, redes sociais e bem-estar digital”. Para finalizar a programação, Catarina Costa Marques abordará o tema “Saúde mental na adolescência: sinais de alerta”.

Para esta edição, o MPSC e a Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP) buscaram unir temas que tragam reflexões sobre as consequências da pandemia, como o uso exagerado da internet pelos jovens, que ficaram ainda mais isolados, mesmo encontrando várias comunidades on-line, e como o uso de substâncias psicoativas se tornou um modo de aliviar a angústia e outras consequências desse período de pandemia.

Para participar do evento presencial, basta se inscrever clicando aqui.

Foto: Freepik/Reprodução

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde