20 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Maternidade Carmela Dutra: unidade recebe novo mamógrafo e sala de espera

Foto: SECOM

A construção do novo espaço obteve tempo recorde

Nesta sexta-feira (17), o governo de Santa Catarina fez a entrega da nova sala de espera e de um mamógrafo digital para a Maternidade Camela Dutra, em Florianópolis. A nova sala facilita a espera do atendimento na parte interna e o novo equipamento auxilia na prevenção com a possibilidade de mais exames.

A nova sala de espera terá capacidade para cerca de 60 pessoas e possui cadeiras, fraldário, banheiros, incluindo acessibilidade com espaços adaptados para pessoas com deficiência. O investimento total do Governo do Estado foi de R$ 735 mil. O mamógrafo digital com tomossíntese reduz a exposição à radiação, aumentando a eficiência no tempo do exame. Atualmente, a média de exames realizados é de 26, mas com essa tecnologia, será possível realizar cerca de 50 exames.

 

Estiveram presentes na entrega o governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. “Eu estou muito feliz de estar hoje aqui na Carmela Dutra. Aqui é um equipamento de saúde histórico onde nasceram milhares e milhares de catarinenses. O que estamos fazendo aqui hoje, com uma nova sala de espera, um novo mamógrafo é cuidar do nosso povo com mais qualidade e conforto”, disse governador Jorginho Mello.

A construção foi concluída em tempo recorde, com apenas quatro meses, graças à adoção de um sistema construtivo pré-fabricado com blocos modulares montados no local. Além da nova sala de espera e do mamógrafo, diversas outras iniciativas têm sido implementadas, incluindo a ampliação do Banco de Leite Humano e Lactário, melhorias na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal, construção de um novo abrigo de resíduos e a reforma do Centro Obstétrico.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Essas atualizações são cruciais para a comunidade que faz uso dos serviços da Maternidade Carmela Dutra, que celebrará seus 69 anos em julho. Como a primeira maternidade pública de Santa Catarina, ela realiza, em média, 300 nascimentos por mês.